Topo

Beijo do Gordo: o grande legado de Jô Soares

Da Redação

05/08/2022 13h20

Nesta sexta-feira (05), Jô Soares faleceu no Hospital Sírio Libanês, em São Paulo. O artista que tinha 84 anos e estava internado desde o dia 28 de julho. A causa da sua morte não foi divulgada e as informações sobre homenagens, envio de coroa de flores e velório ainda não foram divulgadas pela família do artista. José Eugênio Soares deixou um legado na dramaturgia, literatura e TV. Jô nasceu no Rio de Janeiro em 1938 e abandonou a carreira de Diplomata para se dedicar à TV. Confira alguns dos momentos mais importantes do apresentador e os motivos pelos quais ele será inesquecível:

Jô teve 3 empregos

No início de sua carreira, ao estrear na televisão em 1958, ele trabalhava na TV Rio, TV Continental e TV Tupi. Depois de dois anos, se mudou para São Paulo e dedicou-se apenas à TV Record. 

 

O nascimento do humor

Entre 1967 e 1971, Jô ganhou o programa de destaque "Família Trapo" onde era roteirista ao lado de Carlos Alberto de Nóbrega. Nesta mesma série, tempos depois ele ganhou o papel do Mordomo Gordon. Em 1970, assinou com a TV Globo e estreou na emissora com "Faça Humor, Não Faça Guerra". Além destes, passou por outros programas até estrear o Viva o Gordo (maior ícone de sucesso humorístico da sua carreira). 

 

O apresentador

Em 1987, Jô decidiu ir para o SBT. Começou a apresentar um programa de entrevistas, o "Jô Soares onze e meia", que ficou no ar por 11 anos. Segundo Jô, esse estilo de arte era o que mais lhe dava prazer. No ano 2000 ele retornou à Globo e ficou no ar até 2016 com "O Programa do Jô", um grande marco na televisão brasileira. 

 

Jô, o literato!

Além da TV e do humor, Jô Soares era também um escritor nato. Além de publicar crônicas Nos jornais "O Globo" e "Folha de São Paulo", ele lançou livros aclamados: "O Astronauta sem Regime", "O Xangô de Baker Street", "O Homem que matou Getúlio Vargas", "Assassinatos na Academia Brasileira de Letras" e "As Esganadas". 

 

Beijo do gordo!

Ao longo de sua carreira na televisão, Jô ficou marcado por alguns bordões. Entre eles, o "beijo do gordo". O humorista usava essa frase em seu programa para se despedir do público. 

 

Durante sua carreira, Jô fez história, eternizou momentos e marcou diversas gerações. Certamente, o artista se tornará imortal no coração daqueles que acompanhavam sua carreira, seus feitos e sua contribuição. 

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Beijo do Gordo: o grande legado de Jô Soares - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Mais Posts