Topo

5 curiosidades surpreendentes sobre o Halloween

Da Redação

31/10/2022 15h49

O Halloween, celebrado no dia 31 de outubro, é uma data conhecida por ser muito comemorada nos Estados Unidos, onde as crianças costumam pedir doces pela vizinhança e a maioria das casas estão decoradas em um clima de terror. No Brasil, o Dia das Bruxas também têm a sua força, principalmente com o retorno dos eventos, onde todos aproveitam a oportunidade para vestir a sua melhor fantasia para uma festa.

Para celebrar a data, confira 5 curiosidades surpreendentes sobre o Halloween:

  1. O feriado data de mais de 2.000 anos.

O Halloween é mais antigo que o cristianismo. Tudo começou como um festival chamado Samhain, que significa "fim do verão". Realizada por volta do dia 1 de novembro, a festa reconhecia o último dia da colheita do outono e a passagem dos espíritos, uma vez que acreditavam que o véu entre o mundo dos vivos e dos espíritos se tornava mais fino naquela época. As pessoas na Irlanda, no Reino Unido e no norte da França costumavam afastar os fantasmas acendendo fogueiras e vestindo fantasias para enganar os espíritos.

Três garotas se divertem com seus trajes mascarados enquanto se preparam para as festividades de Halloween em 1929.

  1. A primeira parada temática de Halloween ocorreu em Anoka, Minnesota, em 1921.

Anoka é considerada a capital Mundial do Halloween depois de protagonizar a primeira parada temática. Na época, os governantes estavam incomodados com as travessuras das crianças durante a comemoração e decidiram ocupar o público com uma grande festa.

  1. "Gostosuras ou travessuras" existe desde os tempos medievais.

Pegar doces de estranhos uma noite por ano não é uma tradição nova. Naquela época, era conhecido como "guising" na Escócia e na Irlanda. Os jovens se fantasiavam e iam de porta em porta em busca de comida ou dinheiro em troca de canções, poemas ou outros "truques" que realizavam. Hoje, a tradição se transformou em crianças se fantasiarem para pedir doces. 

  1. Alguns rituais de Halloween costumavam envolver encontrar um marido.

Durante o século 18, mulheres solteiras inventaram tradições de Halloween que deveriam ajudá-las a encontrar seu par romântico. As mulheres costumavam jogar cascas de maçã por cima do ombro, na esperança de ver as iniciais de seu futuro marido no padrão quando pousavam. O mais assustador, elas até costumavam ficar em um quarto escuro, segurando uma vela na frente de um espelho para ver o rosto de seu futuro marido aparecer no vidro.

  1. O racionamento de açúcar durante a Segunda Guerra Mundial mudou as tradições da data

Por causa da escassez de alimentos doces, "gostosuras ou travessuras" não eram tão importantes durante a Segunda Guerra Mundial. Depois que o racionamento terminou, todos os sistemas foram para a frente de coleta de doces. As empresas de doces começaram a lançar campanhas publicitárias para lucrar com o ritual e garantir que as crianças voltassem a pedir doces no Halloween.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

5 curiosidades surpreendentes sobre o Halloween - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Mais Posts