Topo

Hortência, Tom Cavalcante e João Carlos Martins levam Medalha Cidade de SP

michellekaloussieh

31/01/2018 14h21

(Foto: Leon Rodrigues/Secom)

 

O prefeito de São Paulo, João Doria, recebeu convidados no Theatro Municipal da capital nesta terça-feira (30) para a entrega da Medalha Cidade de São Paulo. Trata-se de um reconhecimento a 20 grandes nomes pelos bons serviços prestados à cidade e às causas comunitárias, culturais, esportivas, econômicas, da ciência e do empreendedorismo.

(Foto: Leon Rodrigues/Secom)

 

Leia mais:

 

Instituída em 2009 como" Medalha 25 de Janeiro", a iniciativa faz parte das comemorações pelo aniversário da capital paulista. Personalidades como a escritora Lygia Fagundes Telles, o cartunista Mauricio de Sousa e o arquiteto Oscar Niemeyer já receberam a medalha. Em abril de 2017, o prefeito João Doria alterou a denominação da homenagem para Medalha Cidade de São Paulo.

(Foto: Leon Rodrigues/Secom)

 

Entre os homenageados deste ano, sendo 6 mulheres e 14 homens, Claudia Raia, o jornalista Gilberto DimensteinHortência Marcari, o maestro João Carlos Martins, Tom Cavalcante, o promotor cultural Paulo Borges, entre outros.  

Gabriela Duarte recebeu a medalha em nome da mãe, a atriz Regina Duarte (Foto: Eduardo Ogata/Secom)

 

Confira a lista completa abaixo, por ordem alfabética:

 

Alex Allard – Empreendedor
Fundador do Groupe Allard, empresário visionário e inovador do projeto Cidade Matarazzo, foi reconhecido como um dos 100 businessman franceses mais influentes do mundo.

Carlos Jereissati – Empresário
Formado em administração de empresas pela Fundação Getúlio Vargas, atua na Iguatemi Empresa de Shopping Centers desde 1997. Em 2005, assumiu a presidência da companhia e, ao longo dos últimos dez anos, liderou o processo de abertura de capital e inaugurou oito novos empreendimentos.

Claudia Raia foi representada pelo filho Enzo, que recebeu a medalha pelas mãos do vice-prefeito Bruno Covas (Foto: Eduardo Ogata/Secom)

 

Claudia Raia – Atriz
A atriz se tornou uma das principais artistas na promoção e valorização do teatro musical na cidade, contribuindo com a consolidação da capital como destino para o turismo cultural, atraindo visitantes de diversas localidades e fomentando a economia local.

Eduardo Lyra – Empreendedor Social
Autor do livro "Jovens Falcões" e fundador do Instituto Gerando Falcões, que com mais de 20 programas sociais atende milhares de famílias. Foi selecionado pelo Fórum Econômico Mundial como um dos 15 jovens brasileiros que podem mudar o mundo. Saiu na lista da revista Forbes entre os 30 jovens mais influentes do Brasil. Foi eleito Paulistano Nota 10 pela revista "Veja". Eduardo Lyra vem causando uma verdadeira transformação social mudando a realidade de muitos jovens nas periferias de São Paulo. Há 20 anos, o pai de Edu abandonou o crime e pagou sua dívida com a Justiça.

Fernanda Feitosa – Promotora cultural
Idealizadora e diretora da SP-Arte, maior Festival de Arte da América Latina, é uma apaixonada por artes. Nasceu no Rio, mas mudou-se para São Paulo com 9 anos. Na adolescência, foi bicampeã sulamericana de natação. Depois se formou em Direito pela USP. E fez mestrado em direito internacional em Boston. Voltou para São Paulo, cidade onde escolheu viver e que colocou no mapa internacional das artes.

Geraldo Rufino – Empreendedor
Empreendedor, escritor e palestrante, iniciou a vida como catador de latas na periferia de São Paulo, fazendo suas primeiras investidas aos 8 anos. Quebrou seis vezes, sendo a última em 2003 depois de um investimento mal-sucedido. Nunca levou os episódios como algo desesperador. Em 1985, ao fundar a JR Diesel, transformou o segmento de desmanche de veículos.

Gilberto Dimenstein – Jornalista
Ganhou todos os principais prêmios destinados a jornalistas e escritores. Foi acadêmico-visitante no programa de direitos humanos da Universidade de Columbia (Nova York). Integrou a incubadora de projetos sociais de Universidade Harvard. Atualmente coordena o "Catraca Livre". Em São Paulo, Dimenstein promove ações de lazer e de cultura para a valorização da cidade e seu patrimônio histórico, cultural e comunitário.

Hortência (Fotos: Reprodução Instagram e Eduardo Ogata/Secom)

 

Hortência Marcari – Desportista
É uma das maiores jogadoras de basquetebol de todos os tempos. Uma das maiores homenagens já recebidas por ela foi o convite para fazer parte do Hall da Fama do Basquetebol Feminino, dos Estados Unidos, em 2002, e do Naismith Memorial Basketball Hall of Fame, em 2005. Atualmente, é empresária, palestrante e comentarista da Rede Globo. Valorizou o esporte na cidade de São Paulo como aprimoramento físico, mental e de cidadania.

Ismael Ivo – Coreógrafo e bailarino
Nascido na periferia de São Paulo, enxergou a dança como sua arma para transpor todas as barreiras. Foi o primeiro bailarino brasileiro e negro a ser convidado a dirigir um teatro estatal na Alemanha, o de Weimar. Assumiu em 2017 a direção do Balé da Cidade de São Paulo, ligado ao Theatro Municipal, onde vem contribuindo com a disseminação da dança e a formação de novos talentos na capital paulista.

Ives Gandra Martins (Foto: Eduardo Ogata/Secom)

 

Ives Gandra Martins – Jurista
Advogado, é autor de mais de 80 livros individuais e 300 em colaboração, publicados em 21 países sobre os mais diversos temas, dentre os quais direito, economia, filosofia, política, história, literatura, sociologia, teologia e música. Possui 38 títulos universitários e pertence a 32 Academias. Considerado um dos mais importantes juristas brasileiros.

Jefferson Rueda – Chef de Cozinha
Já trabalhou em alguns dos principais restaurantes de São Paulo. Abriu o Bar da Dona Onça junto com sua esposa, a chef Janaina Rueda, e passou uma temporada de seis meses em cozinhas renomadas na Europa, como a do El Celler Can Roca, Can Fabes e Santi Santamaria. Em 2015, inaugurou A Casa do Porco Bar, que reúne toda experiência adquirida ao longo de sua vida. Conquistou diversos prêmios nacionais e internacionais, como o 8º lugar na lista dos 50 Melhores Restaurantes da América Latina e uma estrela no Guia Michelin.

João Carlos Martins – Maestro
Nasceu em São Paulo, em 1940, e ocupa um lugar ímpar no cenário musical brasileiro, tendo sido considerado um dos maiores interpretes de Bach do século XX pela crítica internacional. Abandonou definitivamente os palcos como pianista em 2002 por problemas físicos e, há 12 anos, iniciou os seus estudos de regência. Fundou a Bachiana Filarmônica e desenvolve um trabalho com adolescentes através da sua Bachiana Jovem. Ensina música para jovens carentes da periferia de São Paulo, descobrindo talentos e promovendo a democratização da cultura e inclusão social na capital paulista.

Mayana Zatz – Geneticista
Professora titular de genética do instituto de Biociências da Universidade de São Paulo, Diretora do Centro de Pesquisas em Genoma Humano e Células-tronco, Coordenadora do projeto Instituto Nacional : envelhecimento e doenças genéticas. Publicou 300 trabalhos científicos que já foram citados 16.500 vezes. Tem participado ativamente de discussões sobre políticas de apoio à ciência e aspectos éticos relacionados com os avanços científicos que interessam a toda a sociedade.

(Foto: Eduardo Ogata/Secom)

 

Nizan Guanaes – Publicitário
Fundador do Grupo ABC, é considerado o publicitário número um do Brasil e um dos líderes de melhor reputação, segundo pesquisa da revista Exame. Foi nomeado um dos cinco brasileiros mais influentes do mundo pelo Financial Times e uma das 100 pessoas mais criativas nos negócios, segundo a revista Fast Company. Embaixador da Boa Vontade da UNESCO, Nizan Guanaes tem dedicado, há mais de 20 anos, grande parte do seu tempo a causas sociais, principalmente relacionadas a empreendedorismo, educação e preservação do patrimônio cultural de São Paulo e do Brasil.

Paulo Borges – Promotor Cultural
Com mais de 30 anos de experiência em moda, é o visionário que lidera a organização da moda brasileira como setor e que abraça a causa da disseminação de uma cultura de moda e design no País. É o criador do São Paulo Fashion Week, o maior evento de moda da América Latina, fundador do IN-MOD (Instituto Nacional de Moda e Design) e líder do movimento Amo Moda Amo Brasil.

Regina Duarte – Atriz
Mãe de três filhos e avô de seis netos,  iniciou a carreira no teatro amador em 1961 e hoje tem um lugar de destaque na teledramaturgia. Ao longo de sua carreira vem defendendo a cidade de São Paulo como centro de cultura no Brasil.

Roberto Minczuk – Maestro
Fez sua estreia internacional à frente da Filarmônica de Nova York, onde foi Maestro Associado, o primeiro a ocupar este posto após Leonard Bernstein. Regeu mais de 100 orquestras internacionais, entre elas as Filarmônicas de Londres, Tóquio e Israel. Atualmente, é o Maestro Titular da Orquestra Sinfônica Municipal de São Paulo.

Rubens Ometto – Empresário
Presidente dos Conselhos de Administração da Cosan Limited, Cosan S.A, Comgás, Rumo e Raízen, além de acionista controlador das empresas. Tem mais de 30 anos de experiência na gestão de grandes empresas. Um dos empresários mais atuantes no setor do agronegócio, é um dos fundadores da Associação Brasileira da Indústria de Cana e, desde 2015, membro do Conselho Nacional de Desenvolvimento Industrial.

Geraldo Rufino, Hortência e Jefferson Rueda; Tom Cavalcante e Patricia (Fotos: Reprodução Instagram)

 

Tom Cavalcante – Humorista
Um dos maiores humoristas do Brasil, carrega o raríssimo dom de captar a essência do comportamento humano de cada indivíduo e traduzi-la com absoluta riqueza de detalhes no gestual, no olhar e na reprodução da voz. Nascido em Fortaleza, Tom escolheu e adotou a cidade de São Paulo, onde desenvolveu sua vida profissional.

Viviane Senna – Educadora, presidente do Instituto Ayrton Senna
A empresária fundou com sua família, em novembro de 1994, o Instituto Ayrton Senna, assumindo a presidência da organização. Com mais de 20 anos de história, a organização defende que todas as crianças e jovens tenham direito à educação integral, que os prepare para os desafios do Século 21. Para concretizar este objetivo, pesquisa e produz novos conhecimentos em pedagogia, gestão educacional e avaliação de impacto e os transforma em soluções educacionais inovadoras que são levadas para as redes públicas, nos ensinos fundamental e médio, em larga escala.

Comunicar erro

Comunique à Redação erros de português, de informação ou técnicos encontrados nesta página:

Hortência, Tom Cavalcante e João Carlos Martins levam Medalha Cidade de SP - BOL

Obs: Link e título da página são enviados automaticamente ao BOL

Ao prosseguir você concorda com nossa Política de Privacidade

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Mais Posts