Topo

Como evitar o ressecamento das mãos

Da Redação

02/10/2020 09h32

Sabemos que a lavagem regular das mãos é fundamental para ajudar a conter a disseminação do COVID-19.

Mas há uma etapa que todos tendemos a esquecer! Depois de lavar as mãos ou aplicar álcool gel, devemos passar uma camada generosa de creme para as mãos. A lavagem excessiva pode causar dor, vermelhidão, descamação, coceira e rachaduras na pele, dando às bactérias um ponto de entrada em nossos corpos.

Por que lavar as mãos é tão prejudicial à nossa pele?

A camada mais externa de nossa pele é composta de óleos que atuam como uma barreira, protegendo a pele e evitando a perda de agua trans epidérmica ( transepidermal water loss). Essa barreira natural é quebrada pela espuma criada pelo sabão durante a lavagem das mãos, e uso de alcool em gel que não faz distinção entre óleos indesejáveis, germes, resíduos e óleos naturais da pele. Por isso a importância de repor essa barreira com um creme. A não aplicação do creme para as mãos pode causar secura, vermelhidão, coceira, descamação, desconforto e, em casos graves, fissuras na pele. Aqueles com condições dermatológicas preexistentes, como eczema, podem apresentar piora dos sintomas.

Como devemos lavar as mãos para evitar o ressecamento da pele?

Aplique sabonete neutro e sem fragrância suficiente para remover a sujeira, mas evite usar tanto que crie uma espuma espessa – isso lava os óleos naturais. Lave com água morna, não quente, por pelo menos 20 segundos, enxugando as mãos com uma toalha. Assim que suas mãos estiverem secas, aplique um hidratante imediatamente. Mantenha cremes para viagem na bolsa, bolsa de ginástica e na mesa de trabalho para ter certeza de que estão ao seu alcance.

Existem ingredientes que as pessoas devem evitar quando sua pele está rachada, produtos que contêm fragrâncias podem ser irritantes para a pele sensível. Cremes e pomadas são melhores do que loções.

Existem equívocos comuns sobre o que procurar em cremes para as mãos?
Use pomada ou creme para as mãos em vez de loção, pois são mais eficazes. Petrolatum (vaselina) ainda é o hidratante mais eficaz que existe.

Existem outros tratamentos além dos cremes para as mãos que as pessoas deveriam considerar?
À noite, antes de dormir, aplique um hidratante espesso e cubra com luvas de algodão para aumentar a absorção. Os viciados em produtos de beleza podem considerar uma máscara hidratante para as mãos. Essas máscaras em forma de luva são aplicadas por 20 minutos e depois lavadas. Considere um umidificador à noite – aumentar o nível de umidade em uma sala pode ajudar a secar a pele.

Por :  Dra Juliana Saab

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.