Topo

Saiba mais sobre o green card por meio do visto EB-3

Da Redação

10/02/2023 14h58

O processo de visto de imigrante EB-3 permite que uma empresa dos EUA patrocine um estrangeiro para o green card por meio de uma oferta de emprego. Durante o processo do visto de imigrante EB-3, o patrocinador dos EUA (empregador) enviará informações ao Ministério do Trabalho e aos Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos. É importante determinar se o cargo profissional, especializado ou não especializado, se qualifica para um visto de imigrante EB-3. 

A categoria EB-3 inclui:

  • Profissionais: cargos que exigem um diploma de bacharel ou equivalente. Isso pode incluir contador, advogado, professor ou engenheiro.
  • Trabalhadores especializados: são cargos que exigem no mínimo dois anos de experiência de trabalho ou treinamento. Profissões que podem se classificar: encanador especializado, eletricista ou chefe de cozinha.
  • Outros trabalhadores: cargos nos quais um indivíduo realiza trabalho não especializado. Este tipo de trabalho pode exigir menos de dois anos de experiência ou treinamento. Profissões como padeiros, barman, babá, caixa ou jardineiro, estão incluídas nessa categoria.

 

Como é o Processo EB-3 para o patrocinador dos EUA e o estrangeiro?

São três etapas. Na primeira o patrocinador dos EUA deve concluir o processo de certificação de trabalho chamado PERM com o Ministério do Trabalho dos EUA (DOL). A certificação trabalhista inclui a determinação do salário mínimo a ser pago para esse cargo, processo de recrutamento de trabalhadores dos EUA (por meio de diferentes meios de recrutamento), juntamente com a certificação da aplicação PERM. O tempo da primeira etapa pode variar de 12 a 18 meses.

Na segunda etapa, após a aprovação da Certificação de Trabalho (PERM), o patrocinador dos EUA deve apresentar uma petição de imigrante I-140 junto aos Serviços de Cidadania e Imigração dos Estados Unidos (USCIS). O tempo dessa etapa pode variar de 15 dias corridos a seis meses.

Na terceira e última etapa, após a aprovação da petição de imigrante I-140 pelo USCIS, o estrangeiro deve enviar sua solicitação de residência permanente I-485 (green card). Juntamente com seu pedido de residência permanente I-485 (green card), um indivíduo pode solicitar um cartão de autorização de trabalho (I-765) e autorização de viagem (I-131). O tempo dessa etapa pode variar de seis a oito meses.

Sempre consulte um advogado de imigração para verificar sua qualificação para o visto EB-3.

Este blog não se destina a ser um aconselhamento jurídico e nada aqui deve ser interpretado como estabelecimento de uma relação cliente-advogado. Por favor, agende uma consulta com um advogado de imigração, antes de agir baseado em qualquer informação lida neste blog.

 

 Por: Dra. Flávia Santos Lloyd

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.