Topo

O legado de Paco Rabanne

Da Redação

03/02/2023 13h23

O famoso estilista espanhol Paco Rabanne, conhecido por seus perfumes e alta costura extravagante, faleceu aos 88 anos. Sua conta oficial no Twitter confirmou o ocorrido escrevendo: "A Casa de Paco Rabanne deseja homenagear nosso visionário designer e fundador que faleceu hoje aos 88 anos. Entre as figuras da moda mais seminais do século 20, seu legado continuará sendo uma fonte constante de inspiração".

Rabanne nasceu perto de San Sebastián, Espanha, em 18 de fevereiro de 1934, como Francisco Rabaneda Cuervo. Sua mãe trabalhava como costureira na primeira casa de costura de Balenciaga, e seu pai era um coronel que morreu na Guerra Civil Espanhola. Segundo a Vogue , a mãe de Rabanne se mudou com o filho para a França como refugiada, levando Paco a começar a estudar arquitetura na École Nationale des Beaux Arts.Foi nessa época que Rabanne começou a desenhar roupas e acessórios e formou relacionamentos com ícones da moda como Elsa Schiaparelli e Hubert de Givenchy.

Paco Rabanne fabrica roupas de metal em 1968.

A partir daí, os designs de Rabanne se tornaram fundamentais no mundo da moda francesa da década de 1960. Sua primeira mostra, "Doze Vestidos Inutilizáveis ​​em Materiais Contemporâneos", foi inovadora. Ele escalou modelos de diversas origens e exibiu roupas feitas não de tecido, mas de materiais do dia a dia, como papel.

Paco Rabanne 1 Million.

Também na década de 1960, Rabanne lançou sua primeira fragrância – um perfume cítrico chamado Calandre – que ainda é popular hoje. As fragrâncias rapidamente se tornaram parte do legado de Rabanne, com o designer vendendo perfumes masculinos e femininos. Seu perfume mais famoso, Paco Rabanne 1 Million, tem a forma de uma barra de ouro e é uma das fragrâncias masculinas mais populares do mundo. Embora ele tenha se aposentado em 1999, os designs metálicos futuristas de Rabanne permaneceram relevantes.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.