O legado de Paco Rabanne
O famoso estilista espanhol Paco Rabanne, conhecido por seus perfumes e alta costura extravagante, faleceu aos 88 anos. Sua conta oficial no Twitter confirmou o ocorrido escrevendo: "A Casa de Paco Rabanne deseja homenagear nosso visionário designer e fundador que faleceu hoje aos 88 anos. Entre as figuras da moda mais seminais do século 20, seu legado continuará sendo uma fonte constante de inspiração".
Rabanne nasceu perto de San Sebastián, Espanha, em 18 de fevereiro de 1934, como Francisco Rabaneda Cuervo. Sua mãe trabalhava como costureira na primeira casa de costura de Balenciaga, e seu pai era um coronel que morreu na Guerra Civil Espanhola. Segundo a Vogue , a mãe de Rabanne se mudou com o filho para a França como refugiada, levando Paco a começar a estudar arquitetura na École Nationale des Beaux Arts.Foi nessa época que Rabanne começou a desenhar roupas e acessórios e formou relacionamentos com ícones da moda como Elsa Schiaparelli e Hubert de Givenchy.
A partir daí, os designs de Rabanne se tornaram fundamentais no mundo da moda francesa da década de 1960. Sua primeira mostra, "Doze Vestidos Inutilizáveis em Materiais Contemporâneos", foi inovadora. Ele escalou modelos de diversas origens e exibiu roupas feitas não de tecido, mas de materiais do dia a dia, como papel.
Também na década de 1960, Rabanne lançou sua primeira fragrância – um perfume cítrico chamado Calandre – que ainda é popular hoje. As fragrâncias rapidamente se tornaram parte do legado de Rabanne, com o designer vendendo perfumes masculinos e femininos. Seu perfume mais famoso, Paco Rabanne 1 Million, tem a forma de uma barra de ouro e é uma das fragrâncias masculinas mais populares do mundo. Embora ele tenha se aposentado em 1999, os designs metálicos futuristas de Rabanne permaneceram relevantes.
Sobre o autor
Sobre o blog
O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.
E-mail: contato@amauryjr.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.