Topo

Top 10 imagens mais importantes da história da fotografia

Da Redação

28/01/2023 17h02

A fotografia percorreu um longo caminho até chegar no que conhecemos hoje. Até ser um sinônimo de tecnologia, as pessoas dependiam de tela e tinta se desejasse um retrato. Em 1826, na cidade de Saint-Loup-de-Varennes, na França, a primeira foto foi tirada e isso mudou para sempre a maneira de eternizar momentos.

Confira as 10 imagens mais importantes da história da fotografia:

1- Primeira pessoa a ser fotografada

Hannah Stilley Gorby, nascida em 1746, detém o título de pessoa mais velha já capturada em uma foto. Para colocar em perspectiva, ela nasceu uma década antes de Mozart e 23 anos antes de Napoleão Bonaparte, ambos não viveram o suficiente para experimentar a invenção da fotografia. No entanto, aos 94 anos, Gorby posou para um retrato usando essa nova tecnologia em 1840.

2- Primeira selfie 

A primeira fotografia de retrato foi na verdade uma selfie. Em 1839, Robert Cornelius, um fotógrafo da Filadélfia, teve paciência e determinação para ficar parado por 15 minutos, o tempo necessário para um daguerreótipo, um equipamento responsável pela produção de uma imagem fotográfica sem negativo. Isso resultou na primeira fotografia nítida de uma pessoa, no primeiro retrato e na primeira selfie, tudo de uma vez.

3- Primeira fotografia 

A primeira foto tirada na história foi registrada por Joseph Nicéphore Niépce, com a vista de sua janela em Saint-Loup-de-Varennes, França, em 1826. Embora possa não parecer muito, levou oito horas para capturar esta imagem importante.

4- Primeira fotografia de um negativo

Em 1835, Henry Fox Talbot melhorou o conceito de Niépce criando um método mais prático. Ele foi o primeiro a tirar uma fotografia com um negativo, o que lhe permitiu fazer várias cópias em vez de apenas uma imagem fraca no metal.

5- Primeira fotografia de pessoas 

Louis Daguerre fez história ao capturar a primeira fotografia com um ser humano. A imagem mostra uma rua em Paris, mas se olhar mais de perto no canto inferior esquerdo, vemos duas pessoas – uma engraxando os sapatos da outra. Como eles estavam parados durante o longo tempo de exposição, eles poderiam ser capturados enquanto o resto da rua movimentada não.

6- Primeiro retrato presidencial 

John Quincy Adams foi o primeiro presidente dos Estados Unidos a ter sua fotografia tirada, capturada por Philip Haas em Washington, em 1843.

7- Primeira foto enviada pelo celular 

Em Santa Cruz, Califórnia, o pioneiro da tecnologia Phillipe Kahn fez história ao ser o primeiro a tirar e compartilhar uma foto com seu celular. Ele combinou engenhosamente uma câmera digital com um telefone e o usou para enviar fotos em tempo real de sua filha bebê para seus entes queridos, em 1997.

8- Primeiro retrato de uma mulher 

Em 1839 ou 1840, John Draper fez história ao capturar o primeiro retrato que não era uma selfie. A pessoa retratada é sua irmã, Dorothy, tornando este o primeiro retrato de uma mulher na história da fotografia.

9- A primeira fotografia aérea 

Em 1860, muito antes de os drones serem uma ideia, a primeira foto aérea foi tirada de um balão de ar quente. Ele mostra a cidade de Boston do ponto de vista de um pássaro, a 2.000 pés de altura. O artista por trás das lentes, James Wallace Black, chamou-o de "Boston, como a águia e o ganso selvagem veem".

10- Primeiro retrato subaquático

Em 1899, Louis Boutan, um biólogo e fotógrafo francês, fez história ao capturar o primeiro retrato subaquático. Seu colega, Emil Racovitza, precisou ficar parado por 30 minutos nas águas de Banyuls-Sur-Mer, na França, para ser fotografado. 

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.