Topo

Com 210 m de altura e muito luxo, maior roda gigante do mundo está quase pronta. Onde fica?

danae

13/07/2017 16h12

 

A Ain Dubai vai ser a maior roda gigante do mundo (Foto: Divulgação)

 

Depois do maior edifício, do maior shopping e da maior pista de esqui indoor do mundo, Dubai quer entrar para o topo de mais uma lista. A nova atração da cidade mais famosa dos Emirados Árabes é uma roda realmente gigante. A Ain Dubai (ou "olho de Dubai") já está a meio caminho andado, e deve começar a funcionar em 2018.

Com 210 metros de altura, ela vai ultrapassar a detentora do título – a Roller High, de Las Vegas, com 167 metros -, e até a New York Wheel, que está sendo construída em Staten Island, e que terá 190 metros. Para se ter uma ideia, a icônica London Eye tem "apenas" 135 metros de altura, e ocupa atualmente o quarto lugar na lista.

A Ain Dubai é a joia da coroa de um empreendimento de US$ 1,5 bilhão (cerca de R$ 5 bilhões) na Bluewater Island, que inclui apartamentos residenciais, dois hotéis, restaurantes e um souk (mercado tradicional). Quem assina o projeto é a Hyundai. Depois de terminada, terá 9 mil toneladas de aço – mais do que a Torre Eiffel, com 7.300.

O brinquedo terá capacidade para 1.400 passageiros em suas 48 cápsulas. Cada uma tem 30 metros quadrados, acomoda 40 pessoas, e é revestida de vidro de alta qualidade com proteção ultravioleta e infravermelha – mesma tecnologia usada em aviões militares. Tudo para garantir o máximo de iluminação e visibilidade. Elas também serão totalmente climatizadas, o que é imprescindível numa cidade que alcança facilmente os 45 graus no verão.

E tem mais! As cápsulas poderão ser convertidas em elegantes salas de jantar para até 12 convidados, enquanto seis Premium Capsules também oferecerão um serviço deluxe: um bar licenciado que promete uma experiência culinária única – informação importante, já que em Dubai é proibido consumir bebidas alcoólicas fora dos hotéis e atrações turísticas.

Aqui, as 5 maiores rodas gigantes do mundo – pelo menos até o momento:

1. High Roller, Las Vegas, EUA

Inaugurada em 2014, tem 168 metros de altura e 28 cabines, que comportam 40 pessoas no total (Foto: Divulgação)

 

2. Singapore Flyer, Cingapura

Foi a maior roda gigante do mundo por seis anos. Aberta em 2008, é uma das atrações mais populares de Cingapura. Tem 165 metros de altura e 28 cabines refrigeradas, que carregam até 28 pessoas por vez (Foto: Divulgação)

 

3. Star of Nanchang, Nanchang, China

Mais alta do mundo entre 2006 e 2008, a "estrela" de Nanchang, capital da província chinesa de Jiangxi, tem 160 metros de altura e 60 gôndolas, que comportam até oito passageiros cada uma. É tão lenta – uma só volta dura quase meia hora – que não é possível embarcar e desembarcar com ela em movimento (Foto: Reprodução)

 

4. London Eye, Londres

Uma das mais famosas do mundo, também foi a maior entre 2000 e 2006, com 135 metros de altura. Atração paga mais visitada do Reino Unido, recebe mais de 3,5 milhões de pessoas em suas 32 cápsulas por ano. Foi o mirante mais alto de Londres até 2012, quando foi superada pelo observatório do 72º do arranha-céu The Shard (Foto: Divulgação)

 

5. Suzhou Ferris Wheel, Suzhou, China

Construída em 2009, divide o posto com mais três rodas gigantes chinesas: Tianjin, Changsha e Zhengzhou. Tem 120 metros de altura, 60 cabines, e suporta até 300 pessoas por vez. Leva 20 minutos para completar uma volta (Foto: Reprodução)

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.