Topo

Crise da manteiga na Europa: preço inflaciona e padeiros franceses ficam preocupados

michellekaloussieh

09/08/2017 13h25

Foto: Reprodução

 

Um aumento acentuado na demanda global fez com que o preço de atacado da manteiga quase dobrasse na Europa. E os consumidores já estão pagando pela "inflação": os preços de varejo subiram cerca de 20% em junho em relação ao ano anterior, de acordo com dados da Euromonitor.

Um grupo da indústria que representa os padeiros franceses, a Federação dos Empreendedores da Boulangerie, descreveu a situação como uma "grande crise". Pode, inclusive, haver um aumento considerável no preço dos croissants e brioches. Os padeiros estão preocupados: "A falta de manteiga parece ser uma ameaça real até o final do ano". E completam, em comunicado enviado pelo grupo: "O preço da manteiga, embora certamente volátil, nunca atingiu esse nível antes".

São vários fatores por trás dos preços disparados: o consumo de manteiga está crescendo graças à maior demanda de países, incluindo a China, e alguns clientes estão voltando ao consumo do produto lácteo depois de estudos científicos recentes sugerirem que a manteiga, que tinha sido associada a doenças cardíacas e aumento do risco de morte, pode não ser tão ruim quanto se pensava anteriormente.

No Brasil a manteiga vem, aos poucos, saindo da lista de alimentos considerados "vilões". E quem está buscando uma dieta sem lactose já deve ter ouvido falar na manteiga ghee (ou ghi). Trata-se de uma manteiga clarificada, que passa por um processo de retirada do açúcar do leite (a lactose), resíduos sólidos e outras toxinas que podem causar alergias e desconfortos em algumas pessoas.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.