Topo

Martha Stewart lista 7 tradições de casamento que caíram por terra

natantunes

04/10/2017 17h12

Por anos, noivas, noivos e convidados têm seguido regras de etiqueta das mais antigas quando se trata de casamento. No entanto, os tempos são outros também na cerimônia, e algumas regras caíram por terra – pelo menos é o que garante Martha Stewart.

Algumas das etiquetas mais tradicionais nas cerimônias de casamento caíram por terra (Foto: Divulgação)

 

Uma das apresentadoras mais influentes do público feminino nos Estados Unidos, Stewart reuniu sete tradições que podem ser deixadas para trás na hora de subir ao altar. Confira:

1. O casal pode se ver antes do casamento

Enquanto alguns casais ainda acreditam que dá azar ver a noiva antes da cerimônia, cada vez mais noivos e noivas têm separado um momento antes do casamento batizado de "à primeira vista", em que o único convidado permitido é o fotógrafo, responsável por capturar a emoção do casal ao se ver de terno e vestido pela primeira vez. A prática não somente diminui a ansiedade, como permite a presença do casal durante o coquetel.

2. A noiva não precisa mais ser levada pelo pai ao altar

Embora ainda seja bastante popular para o pai da noiva levar sua filha até o altar, as noivas modernas estão mudando essa tradição. Algumas optam por entrar com a mãe também, enquanto outras escolhem o padrasto para começar o processo e depois encontram o pai biológico no meio do caminho.

 

Mães e padrastos também podem levar a noiva ao altar (Foto: Divulgação)

 

3. Os pais da noiva não precisam arcar com os custos do casamento

Havia um entendimento geral de que os pais da noiva pagariam pelo casamento, mas a grande realidade é que, atualmente, financiar um casamento pode ser feito de muitas formas diferentes. Com o aumento da independência da mulher no mercado de trabalho, muitos casais estão pagando por seu próprio casamento, e os pais acabam tendo um papel somente de contribuição.

4. Os noivos podem dispensar os cumprimentos

Tradicionalmente, o casal recém-casado, ao lado de seus familiares, se alinham após a cerimônia para cumprimentar seus convidados. Hoje esse momento pode acontecer de uma forma menos formal, andando entre as mesas durante o jantar ou na hora do coquetel.

5. A cerimônia não precisa acontecer em uma igreja

Quase sempre reservadas para as igrejas, atualmente os casais vêm oficializando seus relacionamentos nos mais diferentes cenários, como em cachoeiras, ao ar livre e em celeiros rústicos.

Antigamente proibido, agora é moda usar preto em casamento (Foto: Divulgação)

 

6. Os convidados podem usar preto

Durante muitos anos, usar preto em casamento era proibido devido à associação da cor com o luto. Hoje em dia, a decoração branca e preta, um clássico, parece ter dominado as cerimônias e até as madrinhas podem subir ao altar com um vestido do tom. E mais: o branco, que era exclusivo da noiva, também está liberado no altar, para madrinhas e mãe dos noivos.

7. É permitido usar branco no segundo casamento

Por se tratar de uma cor ligada à "pureza", a etiqueta tradicional não recomendava que a noiva em seu segundo casamento usasse um vestido branco. A regra hoje é ignorada, e o que importa é escolher o modelo que te faz feliz.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.