Topo

Oftalmologista Marcelo Cunha alerta para uma epidemia global de miopia

danae

14/11/2017 18h27

O oftalmologista Marcelo Cunha é uma referência na área (Foto: Arquivo blog)

 

Em entrevista ao Programa Amaury Jr., o médico Marcelo Cunha, um dos principais nomes na área da oftalmologia, fez um alerta para uma epidemia de miopia que estaria acometendo as novas gerações.

"Venho acompanhando o aumento desse índice a cada década, e ele só cresce", diz Cunha. Nos últimos 50 anos, esse número duplicou, e até 2050 estima-se que metade da população venha a ter esse problema de visão. Nos países do leste da Ásia, a situação é ainda mais grave: 90% dos alunos do Ensino Médio sofrem de miopia.

Para Cunha, o grande problema é o estilo de vida das crianças, mais do que a carga genética ou os hábitos de leitura. "Existe uma enzima chamada dopamina que é estimulada quando a criança sai para brincar no sol. É essa enzima que 'segura' o crescimento dos olhos", afirma. Como a miopia é causada pelo crescimento excessivo do globo ocular, a explicação faz todo sentido.

Além do excesso de atividades indoor, que fazem com que as crianças se exponham pouco à luz solar, hábitos modernos como ficar o dia todo olhando o celular ou tablet também podem influenciar, mas só durante a infância. "Ninguém desenvolve miopia quando adulto", completa.

 

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.