Topo

Paul McCartney e Sony entram em acordo por direitos autorais de músicas dos Beatles

natantunes

04/07/2017 15h29

O cantor entrou com ação contra a Sony em março deste ano (Foto: Reprodução/Instagram)

 

Com turnê marcada para o Brasil em outubro, Paul McCartney entrou em acordo com a Sony Music/ATV no processo sobre os direitos autorais das composições dos Beatles entre os anos de 1962 e 1971.

Entre as músicas estão hits como "Love Me Do", "Hey Jude" e "Let It Be". Segundo o portal norte-americano "Hollywood Reporter", os detalhes do acordo não foram divulgados, mas a Lei Norte-Americana de Direitos Autorais de 1976 pode ter ajudado o cantor a recuperar suas composições.

A legislação estabeleceu que artistas que tivessem vendido seus direitos autorais a terceiros antes de 1978 poderiam retomá-los 56 anos após seu lançamento. Dado que as primeiras canções da legendária banda inglesa são de 1962, o Beatle considera que a partir de 2018 poderá executar a cláusula.

Vale destacar que a ATV Music, detentora inicial das composições da banda, foi comprada pelo cantor Michael Jackson em 1985 e posteriormente negociada com a Sony, que finalizou a compra após sua morte. A negociação azedou a amizade entre eles, já que Paul também tinha interesse em manter os direitos dessa músicas, muitas delas compostas por ele.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.