Topo

Fotógrafo inglês revela cegueira depois de 30 anos de carreira

michellekaloussieh

30/11/2017 11h51

 

Você provavelmente já viu uma foto de David Katz por aí. Ele é fotojornalista e trabalha na imprensa internacional desde 1985, quando entrou para a equipe do jornal britânico "Daily Mail". Na época, ele tinha apenas 18 anos, mas talento de sobra. Aos 20, já havia se tornado um dos melhores fotógrafos esportivos do Reino Unido. Depois, passou a fotografar todo tipo de gente: da Rainha Elizabeth a Michael Jackson, passando por Elton John, Princesa Diana, Margateth Tatcher e Benjamin Netanyahu, entre outros.

Rainha Elizabeth clicada por David

 

O que ninguém percebeu – nem os leitores, nem seus próprios colegas e chefes – é que David é cego. Sua visão só entra em foco através da lente da câmera. Com medo que isso pudesse brecar sua carreira, David, hoje com 51 anos, tomou a decisão de mantê-la escondida de quase todos os que o conheceram até agora. Sua vida foi transformada em filme: " Through My Lenses", que em tradução livre quer dizer "Através de Minhas Lentes".

Aos três meses de idade, David foi diagnosticado com albinismo ocular, uma condição genética caracterizada por falta de pigmentação na íris. Isso causa uma deficiência severa na nitidez da visão e problemas com a combinação da visão dos olhos para perceber a profundidade das coisas, chamada visão estereoscópica. Ele também sofre de astigmatismo (visão borrada), nistagmo (movimento involuntário do olho) e estrabismo (desalinhamento ocular que afeta o equilíbrio).

Elton John e sua mulher clicados por David

 

 

Ao "Daily Mail", David explicou que não é totalmente cego, ou seja, consegue distinguir formas: "Muitas coisas afetam o quão bem posso ver: o nível de luz solar e se estou cansado ou estressado, por exemplo", conta.

Sua condição fez com ele aprendesse alguns truques, para não deixar os outros perceberem e para não precisar do auxílio de ninguém quando estava trabalhando. Um exemplo? "Quando as coisas foram se tornando digitais, memorizei todos os botões e atalhos do Photoshop no laptop."

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.