Topo

É verão! Dermatologista das estrelas dá 10 dicas de beleza para a estação

Da Redação

21/12/2017 13h09

 

A dermatologista Ligia Kogos dá 10 dicas para este verão (Fotos: Divulgação)

 

Nesta quinta-feira (21) começa oficialmente o verão, estação de sol e calor que pede proteção extra. E o motivo é simples: como a radiação solar incide com mais intensidade sobre a Terra neste período, há um risco maior de queimaduras, câncer de pele e outros problemas que podem estar diretamente ligados ao aumento das atividades ao ar livre.

Por conta disso, conversamos com a dermatologista Ligia Kogos, conhecida pela legião de famosos que frequentam sua clínica em São Paulo. Expert no assunto, Ligia dá 10 dicas de cuidados especiais para garantir beleza e saúde durante a estação:

1. Ingestão de betacaroteno e vitamina C
Alimentos com betacaroteno e vitamina C ajudam a proporcionar um belo bronzeado e dão à pele mais resistência aos danos solares. Cenoura, abóbora e mamão favorecem o tom dourado. "Tomar betacaroteno em cápsulas ajuda a adquirir e manter o bronzeado mais homogêneo e dourado. De modo geral, a recomendação é de 15 mg por dia por três meses durante o verão", diz Ligia.

2. Filtro solar com fator igual ou maior do que 15
Ok, é até repetitivo insistir no filtro solar, mas a dermatologista explica que a proteção com fator igual ou maior do que 15 deixa todo mundo muito mais livre para aproveitar o sol com seus benefícios, sem os danos que podem surgir.
"Aplique antes de chegar à praia ou piscina, antes de sair de casa, antes de colocar o biquíni ou maiô. Leve seu bronzeador com filtro para retocá-lo após nadar ou fazer muito exercício", alerta Ligia.

O uso do chapéu ajuda a evitar manchas, sardas e envelhecimento precoce (foto: Divulgação)

 

3. Não dispense chapéu, viseira ou boné
O rosto deve estar sempre com uma proteção mecânica, que pode ser chapéu, viseira ou boné, pois "tende a manchar, ficar com sardas e envelhecer precocemente."

4. Limpeza da pele à noite
Não deixe de limpar bem a pele à noite, para retirar resíduos de secreções, filtros e maquiagem. A pele precisa descansar durante o sono.

5. Hidratantes
Se você está desbotando irregularmente ou a sua cor não dura nada, ou se a pele está descamando, isso é sinal de que a proteção solar foi insuficiente. "Neste caso, capriche nos hidratantes à base de ureia, dimethicones, pantenol e alantoína", recomenda a dermatologista.

6. Cuidado com a maquiagem
"Usar pó facial para fixar a maquiagem, nesta época em que se transpira muito, não prejudica e dá aspecto impecável ao rosto. Pode usar, sim! As bases também ajudam a proteger. Corrija olheiras, manchas e espinhas com corretivo claro, que elimina o aspecto cansado e dá luminosidade. Em seguida espalhe a base por cima, fixando-a com pó translúcido, que é o grande segredo da duração e homogeneidade do make up", ensina.

7. Pó iluminador
Para um efeito mais luminoso e brilhante à noite, a dica de Ligia é usar pó iridescente no alto das maçãs, nas olheiras, canto dos olhos, queixo e uma linha vertical no dorso do nariz.

8. Blush e pó bronze
Aplique blush nos pontos estratégicos. Se quiser um aspecto bem natural, mas chic, experimente espalhar pó bronzeador logo abaixo das maçãs. Esse truque afina rostos mais cheinhos. O mesmo pó bronze serve para ser aplicado nas asas laterais do nariz e abaixo da ponta, para deixá-lo menor e mais arrebitado.

 

Autobronzeadores podem ser usados uma vez por semana (Foto: Divulgação)

 

9. Sombra
A sombra nas pálpebras superiores ajuda a fixar rímel, lápis e delineador, pois mantém a pálpebra mais seca nos dias quentes.

10. Autobronzeadores
Para manter o bronzeado natural conquistado, aposte no autobronzeador, especialmente nas pernas, uma vez por semana.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.