Topo

Coreia do Norte: 7 dicas essenciais para conhecer o país mais fechado do mundo

danae

24/07/2018 14h30

Ao visitar as estátuas dos líderes Kim Il-sung e Kim Jong-il, é preciso fazer algum tipo de reverência (Foto: Reprodução Instagram)

 

Vai à Coreia do Norte? Saiba que muitos estão indo pela curiosidade, pela aventura e para, quem sabe, topar com o ditador Kim Jong-un sorrindo. Há excentricidades para todos os gostos. Tem gente que se sente bem estando no centro dos acontecimentos, mesmo que esses acontecimentos signifiquem estar sentado sobre uma bomba de devastação megalópica.

Mas é preciso seguir à risca as regras do departamento de turismo do país, para não se meter em encrencas. Aqui, 7 dicas para um viagem sem confusão:

1. Em relação a qualquer foto do ditador Kim Jong-un, a recomendação é que não se dobre, rasgue ou jogue fora, mesmo que seja um jornal com a imagem do líder. E ao visitar as grandes estátuas dos ex-líderes norte-coreanos, não seja desrespeitoso e faça algum tipo de reverência.

O povo coreano é educado, simpático e bastante hospitaleiro, mas o acesso a eles é bastante restrito (Foto: Reprodução Instagram)

 

2. Sair sozinho do hotel, nem pensar – a não ser que você tenha um passaporte diplomático. E ainda assim, é proibido usar o transporte público sem a companhia de um guia. Os pacotes de viagem, que são montados pelo departamento de turismo, já incluem guias 24 horas por dia, que se revezam e muitas vezes ficam hospedados no mesmo hotel.

3. Não há sinal de wi-fi e o acesso à internet é mínimo. A internet foi liberada por lá em 2009, mas os preços são escorchantes. Um cartão SIM sai por US$ 200, mais US$ 200 por 2 Gb.

4. Ir ao cinema é perda de tempo, a não ser que você se interesse por propaganda política. O país produz filmes de vários gêneros, mas sempre como forma de exaltar o regime e seus líderes. Alguns poucos filmes estrangeiros são cuidadosamente selecionados, mas, ao menor sinal de algo que vá contra a ideologia vigente, é censurado.

O kinchi é o prato tradicional da Coreia do Norte (Foto: Reprodução Instagram)

 

5. Prepare-se para se fartar nos restaurantes de kinchi – o fermentado de verduras amado pelos coreanos. No terceiro dia, o palato se recusa.

6. Caso alguém queira fazer uma foto com você na rua, logo todos vão querer saber quem você é. O que pode ser difícil de explicar, já que os coreanos no geral não falam nenhuma outra língua.

7. Assunto proibido: a reunificação das Coreias – e qualquer tema ligado a política. Também não discorde nunca sobre a importância das armas nucleares como garantia da paz na península coreana. A crítica da comunidade internacional é rejeitada totalmente.

 

 

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.