Topo

Quero São Paulo como Tóquio e Nova York. Ou como Hans Donner imagina

michellekaloussieh

13/08/2018 12h40

Times Square, Nova York (Foto: Reprodução)

 

Imagine chegar a Hong Kong, Tóquio, Cingapura ou Nova York sem aquela explosão de neóns que consegue deslumbrar qualquer turista. Tem gente que frequenta a Times Square novaiorquina só por causa daqueles painéis que dão vida à cidade e iluminam a nossa alma. Agora imaginem ver tudo isso reduzido a apáticos painéis de 1,5 metros quadrado, o que equivale a uma teve de 71 polegadas, como querem por aqui. Broxante, vai dar vontade de voltar ao aeroporto.

Longe de achar que a lei Cidade Limpa não foi boa. Foi mais que ótima, a cidade estava estampando pura sujeira urbana, tudo de mau gosto, cada um fazendo o que lhe passasse pela cabeça. Com a flexibilização da lei muitos se aproveitaram para dar o seu jeitinho, a gente sabe. Na falta de um programa de regulamentação e fiscalização o caminho mais fácil é transformar São Paulo numa metrópole mais cinza e triste. O painel da Smart Fit na Avenida Paulista é maravilhoso, como dezenas de outros. Isso deveria entrar na avaliação.

O designer gráfico mais respeitado do país, Hans Donner, tem um projeto para ordenar e iluminar São Paulo, o que inclui a Avenida Paulista, Faria Lima e outras, que colocaria nossa metrópole em um novo patamar visual. Não se aproxima de Las Vegas – que sem os neóns seria capaz de não atrair mais ninguém- mas sim um projeto ousado, de extremo bom gosto, sem custo para a Prefeitura, pelo contrário, com previsão de arrecadação e com utilidade infinita para manter a população bem informada de fatos relevantes.

Prefeito Bruno Covas, por favor, veja o projeto de Hans Donner. Seu antecessor João Doria viu e adorou, mas não fez.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.