Fernanda Montenegro e elenco de "Central do Brasil" se encontram 20 anos depois
Vinte anos depois de lançado, "Central do Brasil" reuniu Fernanda Montenegro e Vinícius de Oliveira na sessão especial do filme no Festival do Rio, na noite deste sábado (3), em Botafogo, no Rio de Janeiro. Os dois são personagens centrais da premiada produção. O diretor Walter Salles também marcou presença no evento, que teve como um dos pontos altos o discurso emocionado da atriz, de 89 anos, sobre o filme.
Outros nomes do elenco e da equipe de produção, como Othon Bastos e Stella Freitas, também participaram da homenagem especial. O longa de Walter Salles foi selecionado para o Festival de Berlim de 1998 e ganhou os Ursos de Ouro (melhor filme) e Prata (melhor atriz). Foi selecionado para o Oscar de filme estrangeiro e Fernanda, indicada para melhor atriz.
Em entrevista ao jornal O Estado de S. Paulo, há poucos dias, Fernanda avaliou a experiência de participar do filme e a repercussão dos prêmios. "Foi como ir numa viagem a Marte. Voltei sem nada, mas aquilo foi um tumulto em minha vida, um terremoto.", disse. "Voltei com muitas boas recordações [sobre participar do Oscar]. Fiquei ali, naquele mundo do grande cinema, tratada com o maior carinho por Jennifer Jones e por Lauren Bacall, com quem mantive correspondência por um tempo, depois. Jane Fonda, Meryl Streep, Gregory Peck. Convivi durante aqueles dias com todos eles. Foi um sonho para uma pessoa como eu".
Lançado em 1998, o longa conta a história de Dora, vivida por Fernanda, que escreve cartas na estação Central do Brasil, no Rio de Janeiro, para pessoas analfabetas. Quando volta para casa, ela relê as cartas com sua amiga Irene (Marília Pêra) e, juntas, decidem quais textos merecem ou não ser enviados aos destinatários. Quando uma de suas clientes é atropelada, seu filho Josué (Vinícius de Oliveira), de 9 anos, fica perdido na estação. Mesmo a contragosto, Dora acolhe o garoto e acaba acompanhando-o até uma cidade do interior do Nordeste à procura do pai dele.
O drama de Walter Salles também marca a última vez em que o Brasil teve um filme seu indicado à categoria de Melhor Filme Estrangeiro no Oscar: fazem exatos 20 anos que nosso país não é representado na premiação.
Sobre o autor
Sobre o blog
O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.
E-mail: contato@amauryjr.com.br