Topo
Blog do Amaury Jr.

Blog do Amaury Jr.

Fátima Bernardes participa de campanha virtual em prol das livrarias e desafia Túlio Gadêlha

Amaury Jr.

05/12/2018 13h58

Fátima Bernardes: "A leitura salva!" (Reprodução Instagram)

 

Fátima Bernardes tomou a dianteira, entre os grandes nomes da TV, na campanha via redes sociais chamada #DesafioDasLivrarias, incentivo para leitura e compra de livros impressos na livraria. "A crise atingiu em cheio esse setor. Que tal dar livros de presente de Natal? Precisamos estimular a leitura em todas as faixas etárias, em todos os cantos do Brasil se queremos um país melhor. A leitura salva", escreveu.

A iniciativa dela foi aceita porque Marcela Cerqueira, gerente de comunicação da editora Sextante, fez uma postagem desafiando a apresentadora do Encontro. Fátima foi até uma livraria Travessa no Rio de Janeiro para fazer a foto. Escolheu o mais novo lançamento em livro do cantor Ney Matogrosso. E então desafiou três novos nomes: as atrizes Taís Araújo, Suzana Pires e o namorado Túlio Gadelha.

Atualmente, o mercado editorial brasileiro sofre a pior fase do setor. A Livraria Cultura e a Saraiva, responsáveis por até 40% das vendas de livros no Brasil, estão em recuperação judicial. A Saraiva, antes do pedido, negociava grande redução das dívidas com as editoras. As ações impactam todo o mercado de editoras no país – algumas delas, com chances reais de quebrar. Em um vídeo recente, Marcos Pereira, sócio diretor da Editora Sextante e presidente do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), lançou um desafio visando a movimentação econômica das livrarias, cujo intuito é levar leitores até as lojas para adquirir um exemplar. Aproveitando o meio digital para aglomerar um número maior de leitores, a ideia da #DesafioDasLivrarias é realizar os procedimentos e desafiar os amigos em redes sociais.

 

Sobre os autores

Amaury Jr.

É jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 37 anos ininterruptos. Atualmente, está no ar aos sábados, às 23h30, na Band.

Bruno Meier

Começou no jornalismo pela revista Veja. Foi repórter de cultura e editor-titular da coluna Gente, espaço semanal focado na cobertura de personalidades e celebridades no Brasil e mundo. É autor do livro "A Vida É uma Festa", sobre Amaury, e editor-chefe deste blog.

Sobre o blog

Notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais, contando com a enorme malha de informantes conquistada por Amaury Jr.

Também é um espaço para compartilhar histórias e curiosidades que lhe foram relatadas ao pé do ouvido nas mil e uma noites em que circulou. Para completar, temos flashbacks de sua carreira, retirados de um precioso arquivo que documenta expressivamente a evolução da sociedade brasileira.