publicidade

Blog do Amaury Jr

Fátima Bernardes participa de campanha virtual em prol das livrarias e desafia Túlio Gadêlha

Fátima Bernardes: “A leitura salva!” (Reprodução Instagram)

 

Fátima Bernardes tomou a dianteira, entre os grandes nomes da TV, na campanha via redes sociais chamada #DesafioDasLivrarias, incentivo para leitura e compra de livros impressos na livraria. “A crise atingiu em cheio esse setor. Que tal dar livros de presente de Natal? Precisamos estimular a leitura em todas as faixas etárias, em todos os cantos do Brasil se queremos um país melhor. A leitura salva”, escreveu.

A iniciativa dela foi aceita porque Marcela Cerqueira, gerente de comunicação da editora Sextante, fez uma postagem desafiando a apresentadora do Encontro. Fátima foi até uma livraria Travessa no Rio de Janeiro para fazer a foto. Escolheu o mais novo lançamento em livro do cantor Ney Matogrosso. E então desafiou três novos nomes: as atrizes Taís Araújo, Suzana Pires e o namorado Túlio Gadelha.

Atualmente, o mercado editorial brasileiro sofre a pior fase do setor. A Livraria Cultura e a Saraiva, responsáveis por até 40% das vendas de livros no Brasil, estão em recuperação judicial. A Saraiva, antes do pedido, negociava grande redução das dívidas com as editoras. As ações impactam todo o mercado de editoras no país – algumas delas, com chances reais de quebrar. Em um vídeo recente, Marcos Pereira, sócio diretor da Editora Sextante e presidente do SNEL (Sindicato Nacional dos Editores de Livros), lançou um desafio visando a movimentação econômica das livrarias, cujo intuito é levar leitores até as lojas para adquirir um exemplar. Aproveitando o meio digital para aglomerar um número maior de leitores, a ideia da #DesafioDasLivrarias é realizar os procedimentos e desafiar os amigos em redes sociais.