Topo
Blog do Amaury Jr.

Blog do Amaury Jr.

Opinião: As redes sociais amplificaram o pior lado de boa parte das pessoas

Amaury Jr.

2005-06-20T19:18:31

05/06/2019 18h31

 

 

Pessoal e Intransferível

Uma amiga de longa data nos fez uma confidência que é bem um sinal dos tempos atuais. Ela tem acordado de madrugada, quase sempre mais de uma vez, para checar seu Instagram, WhatsApp, mensagens, comentários, tal a ansiedade compulsiva e insana que nela se instalou. Não aguenta esperar para ver quantos e quem curtiu suas selfies, o que falaram dela, quem abriu no seus Stories. Descobriu-se escravizada pelo egocentrismo, dependente da conexão com os outros, a ponto de perder a conexão consigo própria. A coisa ficou séria, buscou ajuda com amigas off-line, psiquiatras amigos e outro dia foi diferente: acordou asfixiada, enjoada e sem paciência para continuar sustentando a pose, correspondendo as expectativas, vivendo de frente para o espelho e de costas para o mundo, pior, infeliz com sua imagem. Achou que estava curada. Quando estava pronta para se desplugar, descobriu os aplicativos, aqueles que corrigem as imperfeições, esculpem o nariz, emagrecem, melhoram a textura da pele. Como uma viciada em crack, teve recaída e voltou à vida on-line e ao seu narcisismo, com força redobrada.
A última notícia é que ela tinha ido a um cirurgião plástico, porque quem a via pessoalmente levava um choque indisfarçável de realidade.
As redes sociais são ótimas, longe de mim achar o contrário. Mas a verdade é que elas conseguiram amplificar o pior lado de boa parte das pessoas, mostrando a quantas anda seu nível de vaidade. E nessa, vale conteúdo falso ou exagero.

Sobre os autores

Amaury Jr.

É jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 37 anos ininterruptos.

Bruno Meyer

Começou no jornalismo pela revista Veja. Foi repórter de cultura e editor-titular da coluna Gente, espaço semanal focado na cobertura de personalidades e celebridades no Brasil e mundo. É autor do livro "A Vida É uma Festa", sobre Amaury, e editor-chefe deste blog. E-mail: bruno@amauryjr.com.br

Sobre o blog

Notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

Para completar, temos flashbacks da carreira de Amaury Jr, retirados de um precioso arquivo que documenta expressivamente a evolução da sociedade brasileira.