Topo

Morre o crítico de cinema Rubens Ewald Filho, aos 74 anos

Da Redação

19/06/2019 18h05

Rubens Ewald Filho: com 37 mil filmes assistidos, era dono de uma memória cinematográfica infalível | Reprodução Instagram

 

Morreu na tarde desta quarta-feira (19) o jornalista e crítico de cinema Rubens Ewald Filho, aos 74 anos. A informação foi confirmada pela assessoria de imprensa do Hospital Samaritano em Higienópolis, em São Paulo, onde estava internado em estado grave desde o dia 23 de maio. Ele deu entrada após sofrer um desmaio seguido de uma queda de escada rolante. Ewald passou por tratamento cardiológico e das fraturas decorrentes da queda.

Nascido em Santos, Rubens Ewald Filho era um dos maiores especialistas em cinema do Brasil. Seus comentários ácidos, analíticos e densos sobre os atores e produções são a marca de seu trabalho. Dizia ter assistido a mais de 37 mil filmes, o que fez ser dono de uma memória cinematográfica infalível. Fez trabalhos como roteirista de novelas como "Éramos Seis", "Gina", "Drácula, Uma História de Amor" e "Iaiá Garcia". Como ator, fez participações em filmes como "Independência ou Morte" e "Amor Estranho Amor". Foi diretor de programação e produção da HBO no Brasil e apresentador de programas em emissoras como TV Cultura, Record, Band e no canal pago TNT. 

Tornou-se nacionalmente conhecido por comentar as cerimônias do Oscar, desde 1983 — primeiro na Globo, depois no SBT. Nos últimos anos, o crítico era presença obrigatória anual na TNT, onde tinha um contrato até 2020. Em 2019, a TNT decidiu renovar o time de apresentadores e dispensou EwaldNa cobertura deste ano, ele apareceu apenas em pequenos programas gravados e com comentários no Twitter.

Em uma entrevista em 2011, resumiu assim seu amor ao ofício e aos filmes: "Eu carrego uma bandeira de amor ao cinema e sou um entusiasmado. O cinema sempre foi um grande companheiro, que nunca me abandonou. Ele nos ajuda a viver e a sonhar".

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.