Topo

Pesquisadores recriam perfume que pode ter sido o mesmo usado por Cleópatra

Da Redação

16/08/2019 10h50

Diz a lenda que a primeira vez que Cleópatra visitou Marco Antônio em Tarso (atual sul da Turquia), ela embebeu as velas das suas embarcações em um perfume tão penetrante que o cheiro chegou muito antes às praias.

Até Shakespeare escreveu que as velas de Cleópatra eram tão perfumadas que mesmo os ventos se apaixonaram por elas.

Quem não gostaria de sentir o perfume da rainha mais famosa do Egito….?

busto em mármore de Cleópatra: Chanel No 5 do Antigo Egito

 

Foi descoberto em uma cidade ao norte do Cairo no Egito, uma possível fábrica de perfumes, ânforas de argila importada e minúsculos frascos de vidro com perfume do Século III AC; essa região foi conhecida como a produtora dos perfumes mais famosos do mundo antigo.

Uma equipe de pesquisadores recriou o que acham ter sido o perfume de Cleópatra, com base em resíduo encontrado numa ânfora antiga. Essa equipe replicou o perfume usando fórmulas encontradas em antigos materiais de médicos gregos e vários outros textos da época.

De acordo com a receita antiga, os perfumes contém mirra (resina natural retirada da árvore espinhosa), cardamomo, azeite de oliva e um pouco de canela.

Perfumes antigos eram mais densos que os atuais, com consistência de um azeite.

O perfume reproduzido cheira forte: especiarias almoscarado; alguns acham o cheiro até agradável apesar de permanecer muito mais tempo que os perfumes modernos.

Cleópatra criava e fabricava seus próprios perfumes, únicos e, ninguém sabe, ao certo, qual era o seu preferido.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.