
Situado em um dos mais belos recantos de Portugal, o Palácio Hotel Bussaco é um local pouco conhecido por estrangeiros, em visita ao país. Fica nas serras ao norte de Coimbra, no interior da Mata Nacional de Bussaco, maior parque murado de Portugal, com seus 105 hectares de floresta.

Fachada Palácio Bussaco
A região é um verdadeiro delírio para quem viaja para Portugal. Situado a 200 quilômetros de Lisboa, ao norte fica a famosa cidade das universidades; a 45 quilômetros do vale do Douro, com seus vinhedos e caves famosas; e ao sul encontramos os Mosteiros de Alcobaça e da Batalha, a pequena e litorânea Nazaré, famosa por suas ondas gigantescas, paraíso dos surfistas e o Santuário de Fátima, onde peregrinos de todo o mundo oram e visitam a gruta onde Nossa Senhora apareceu aos 3 pastores.
Há alguns anos, por artistas, decoradores e amantes da arte, ouvia falar deste hotel palácio e, em junho, tive a oportunidade de conhecê-lo e me deslumbrar. Uma verdadeira aula de arte, cultura e beleza!

Fachada do palácio hotel Bussaco | Foto: Rosy Verdi
O Palácio de Bussaco foi originalmente construído como um pavilhão real de caça pelo rei D Carlos 1, entre 1888 e 1907, de arquitetura conhecida como romantismo castelar, do arquiteto alemão Burgenromantik. A estrutura externa exibe perfis da Torre de Belém, lavrados em pedra, motivos do claustro do Mosteiro dos Jeronimos e alguns arabescos florais. O seu interior, de riqueza ímpar, exibe painéis de azulejos, afrescos e quadros alusivos à Epopéia dos Descobrimentos portugueses, obras de arte notáveis, de mestres portugueses de época, esculturas de Antonio Gonçalves e de Costa Mota, pinturas de Carlos Reis, além de valiosas tapeçarias e mobiliário de peças portuguesas e chinesas valiosíssimas.
Em agosto de 1904, o rei D.Carlos fez uma visita ao castelo local que não visitava há 20 anos e, encantado, voltou vinte dias depois com a rainha D. Amelia de Orleans e Bragança para inaugurar oficialmente o hotel palácio, que passou a viver momentos de glória com festas, bailes e concertos.

Painel de azulejos e móveis portugueses | Foto: Rosy Verdi
O Hotel Palácio Bussaco foi cenário durante seis semanas do romance do jovem rei D Manuel III, que lá se refugiou com sua amante, a linda e talentosa artista francesa Gaby Deslys, que havia conhecido um ano antes no Theatre des Capucines, em Paris, e com certeza encontrou cenário mais magnífico, impossível para sua aventura amorosa.
E foi também ali que se realizou a última cerimônia da Monarquia Portuguesa, quando houve a comemoração da Batalha do Bussaco em 27 de setembro de 1910, pois uma semana depois o rei português partia para o exílio.
O Hotel possui 60 quartos e 6 suítes, todos decorados com móveis autênticos e, por este motivo, não possuem alguns requisitos de comodidades e luxos contemporâneos.

Produção de vinhos: exportado apenas pela Mistral
Aqui cabe um importante registro: Ícone do vinho português, o Bussaco é uma verdadeira lenda. Raríssimo e histórico, é produzido no belo Palácio do Bussaco e, desde a sua origem, tem sido venerado como um vinho de exceção. Tanto o tinto quanto o branco são considerados excepcionais e incrivelmente longevos, capazes de durar muitas décadas — relíquias de uma outra era, em um estilo completamente tradicional e fascinante. Eles merecem envelhecer alguns anos em garrafa antes de serem apreciados. Estas raridades são vendidas tradicionalmente apenas no hotel. Não são exportadas, mas felizmente a importadora Mistral, sediado no Brasil, conseguiu trazer algumas poucas garrafas – a única exceção no mundo! O especialista em vinhos americano Hugh Johnson lhe confere suas máximas quatro estrelas e afirma: "esta é uma especialidade lendária do Bussaco Palace Hotel, não encontrada em qualquer outro lugar. Em sua melhor forma, é uma experiência, merecedora da viagem até lá".

Tanto o tinto quanto o branco são considerados excepcionais e incrivelmente longevos, capazes de durar muitas décadas
Agora uma sugestão é mesmo que não se hospede no hotel, deixe um bom tempo para conhecê-lo e fazer uma refeição em um dos restaurantes estrelados:
Restaurante Mesa Real: refeições ao ar livre, cozinha portuguesa deliciosa e os lendários vinhos do Bussaco, sendo os brancos começando na colheita de 1944 e os tintos na de 1945, que fazem a delícia dos enófilos de todos os continentes e a delicia dos gourmets.

Restaurante do hotel | Foto: Rosy Verdi
Sala dos anjos: pode ser reservada para grupos ou eventos, tem magnífica vista para a floresta e, no teto, pintura de anjos em trompe l"oeil de autoria do mestre Ernesto Condeixa, nos deixa maravilhados, além da cozinha extremamente competente.
Bar Carlos Reis: junto ao salão nobre, revestido de lambris e com lindas pinturas, serve refeições leves e possui uma nobre coleção de vinhos do Porto, um raro Madeira e um robusto bruto da Bairrada é o refúgio certo para o aperitivo matinal ou o happy hour.
Um café da manhã delicioso é servido todas as manhãs no restaurante Mesa Real.

Vinhos de Bussaco: merecem envelhecer alguns anos em garrafa antes de serem apreciados.
Uma bem montada academia, spa, piscina, serviços como aluguel de bicicletas e cavalos e atividades para crianças estão disponíveis para os hóspedes. Os preços das diárias vão de 180 euros a 350 euros, dependendo do tipo de acomodação.
Conhecer a Mata Nacional do Bussaco com sua diversidade de flora e o incrível e belo Hotel Palácio de Bussaco me enriqueceram e me proporcionaram uma agradável surpresa.
Recomendo!
Mata do Bussaco
3050 261 Luso – Coimbra – Portugal
Telefones -351-231-937970