Topo

Quais os champagnes preferidos dos casamentos reais e de Churchill?

Da Redação

02/10/2019 17h49

Kate Middleton e o príncipe William: fãs de Pol Roger

Winston Churchill, o mais famoso ex-primeiro ministro da Inglaterra, era conhecido pelo apreço às bebidas, de vinhos a champagnes. Nas centenas de biografias a seu respeito, é frequente o registro de Churchill começando o dia com vinho – geralmente um branco, alemão, leve – no café da manhã. Para almoço e jantar, sua preferência era champagne. Ele era fã incondicional do Pol Roger, a ponto de dar o nome de Pol Roger a seu melhor cavalo de corrida. "Dizia que se contentava facilmente com o melhor. Quando morreu, a Pol Roger fez uma linha de luxo com seu nome. Realmente é um champagne extraordinário", diz Ciro Lilla, dono da importadora Mistral.

Pol Roger: "Um champagne extraordinário", diz Ciro Lilla

Extraordinário produtor de Champagne, de alto nível e prestígio, Pol Roger é um dos pouquíssimos a receber as cinco estrelas do crítico Robert Parker. A marca é conhecida como "o champagne dos especialistas", já que os jornalistas de vinho ingleses – considerados os mais conceituados e isentos do mundo no assunto – são praticamente unânimes em proclamá-lo seu Champagne preferido. A exigente crítica Jancis Robinson, maior autoridade em vinhos da Inglaterra, deu nota máxima à safra da marca de 1914. A revista inglesa 'Decanter' publicou uma matéria intitulada "The Gurus tell all" em que os 'gurus' do vinho falam de seu Champagne predileto. Seis entre sete citam Pol Roger. Eleito várias vezes "o melhor Brut" pela "Wine Spectator", a marca ainda foi a escolhida para o casamento real do príncipe William e Kate Middleton e do príncipe Harry com Meghan Markle. 

Bollinger: servido nos casamentos reais, da rainha Vitória até a Lady Di

Mas há outra marca preferida dos casamentos reais. Lenda no mundo do vinho, Bollinger é um dos maiores nomes de Champagne no mundo. "O Bollinger foi servido em diversos casamentos reais, desde a rainha Vitoria até a Lady Di", diz Ciro Lilla. Fundada em 1829, é uma das poucas com as máximas cinco estrelas de Robert Parker, que indica a Maison entre os melhores produtores do mundo, em seu livro "The World's Greatest Wine Estates". É também um dos dois únicos produtores a merecer as raras três estrelas do guia Bettane & Desseauve. A famosa Spécial Cuvée Brut destaca-se como a melhor dentre todas as cuvées não-safradas de Champagne, merecendo uma altíssima pontuação (94 pontos) da Wine Spectator.

A Mistral é a importadora exclusiva das duas marcas no Brasil. Mais informações:

Pol Roger na Mistral

Bollinger na Mistral

 

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.