Afinal, crianças podem tomar café?
O dia mais esperado pelos pequenos se aproxima e nós levantamos uma questão: afinal, crianças podem ou não tomar café?
Na maior parte de nosso país, o consumo começa desde cedo, em casa ou na escola, atingindo até a mais avançada idade. Não é segredo para ninguém a quantidade de café que os brasileiros ingerem. Somos o maior país produtor de café do mundo! O café é uma mistura de substâncias e a mais famosa delas é a cafeína, por sua função estimulante, funcionando como combustível no sistema nervoso central que inibe o sono, despertando o corpo para as atividades. Ela está presente não apenas no café, mas em doces, chocolates e chás também. Além dela, o café, incluindo o Café Gourmet contém ácidos clorigenicos responsáveis pela função antioxidante, junto com vitaminas C, B, B1, B2, B3 e B4 e minerais, tais como magnésio e potássio, extremamente importantes para uma formação saudável e completa.
No caso das crianças, o consumo de café é, sim, permitido, porém com algumas restrições para que a experiência seja satisfatória e acompanhe o desenvolvimento de sua mente e corpo. De acordo com o blog do Café Santa Mônica, especialistas afirmam que com dois anos a criança já pode ter um primeiro contato com a bebida, não é indicado que seja incluído todos os dias, pois pode funcionar como hiperestimulante do sistema nervoso central. A ideia é que a bebida seja incluída dentro de uma alimentação saudável e sem riscos na absorção de outros minerais. Com o passar dos anos, o consumo e frequência podem ser aumentados gradativamente, mas sempre respeitando os limites de idade e paladar. Por isso, a ingestão de café pelas crianças é recomendada acompanhada de leite quantidades a mais de leite e priorizando o horário da manhã, para evitar picos de energia. Assim, a criança começa a se habituar com o sabor do café, ingere os benefícios contidos nele, sem deixar de lado as propriedades do leite, como o zinco e o cálcio.
Como explica a nutricionista Gabriela Parise, "O café é um alimento que vai muito além da cafeína e pode trazer diversos benefícios a saúde, quando em quantidades e frequência adequadas". Por isso, na hora de introduzir seu filho no mundo do café, certifique-se de que o café que ele está degustando é de qualidade e que adota cuidados com a saúde de seus consumidores, dos mais novos aos mais idosos. Assim, quando ele crescer, terá o paladar habituado ao melhor do café que proporciona açúcar natural do fruto, permitindo redução do uso do açúcar em sua alimentação, que colabora para uma vida cheia de benefícios!
Sobre o autor
Sobre o blog
O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.
E-mail: contato@amauryjr.com.br