Topo

Médico brasileiro desenvolve medicamento com ação protetora na sepse

Da Redação

19/10/2019 10h58

Dr. Alexandre E. Nowill: cinco anos de pesquisa e estudo publicado na prestigiosa revista "The Journal of Immunology"

A sepse, processo de infecção e hiperinflamação generalizada que no Brasil afeta mais de 500 mil pessoas por ano (metade das quais morre) e cerca de 6 milhões de pacientes no mundo, é um dos problemas mais vitais da medicina. O imunologista brasileiro Alexandre E. Nowill, depois de cinco anos de pesquisas, acaba de ter sua descoberta publicada na importante revista "The Journal of Immunology", o que provocou uma reação positiva de grandes proporções e chamando atenção da comunidade médica internacional.

Alexandre desenvolveu um complexo medicamentoso constituído de vários antígenos (similar a uma vacina) que surpreende as bactérias agressoras já paralisadas pelos antibióticos, criando uma nova identidade para elas, reduzindo a inflamação e causando assim uma melhora significativa da sepse.

No estudo publicado, o uso deste novo medicamento junto com o antibiótico aumentou a sobrevida dos camundongos em 500% comparado ao grupo que só utilizou o antibiótico (tratamento tradicional). Como o novo medicamento biotecnológico foi muito eficaz nos camundongos, a próxima etapa será com animais de maior porte, como os porcos.

Segundo Nowill, pode demorar alguns anos até que sua nova plataforma possa ser autorizada para utilização em seres humanos, o que exige vultosos investimentos. As pesquisas sugerem que a nova plataforma biotecnológica poderá ser aplicada com sucesso a outras graves doença, como o câncer, por exemplo. Mais uma notícia auspiciosa e que dignifica a medicina e os pesquisadores brasileiros.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.