Topo

Rosy Verdi: A Colômbia e seus encantos

Da Redação

23/10/2019 16h28

 

Catedral de Zipaquirá ou de Sal é a primeira atração turística da Colômbia e a mais linda e exótica. Localizada  a cerca de 1 hora de carro de Bogotá, ela foi construída dentro das minas de sal de Zupaquirá, a 180 metros de profundidade e após a retirada de 35 000 toneladas de terra.

Catedral de Zipaquirá ou de Sal: a mais exótica e linda da Colômbia

Saindo de Bogotá e passando pelas savanas chega-se a este lugar místico, visitado diariamente por centenas de peregrinos e que se tornou um complexo com lojas, restaurantes e o ponto máximo, a Catedral de Sal,  que acolhe pessoas de todas as crenças. É um centro religioso e um dos mais afamados santuários católicos do continente. Durante o dia, está aberta a visitação e à noite continua a extração de sal, pois a mina é uma grande fonte de renda.

Catedral de Zipaquirá ou de Sal: por dentro, igualmente linda

Em 1 hora e meia se percorre todas as 12 estações da Via Crúcis, entre cavernas de estalactites. Em algumas profundezas, é medida  todos os dias os índices dos gases para a segurança contra explosões e os visitantes recebem a promessa de respirar um ar que melhora as enfermidades como asma e rinites. Eu mesma percebi este benefício, pois entrei na gruta com forte crise de rinite e ao sair não tinha mais nenhum desconforto. O ar entra pela parte mais baixa da gruta, através de um túnel, e sobe por pressão atmosférica natural até aos vários estágios, que são os "pulmões" da estrutura e que pode comportar até 500 pessoas ao mesmo tempo.
Não encontramos imagens religiosas, somente cruzes de pedra entalhada no sal e que representam o Calvário. Esta estrutura subterrânea data de 1990 quando a estrutura original foi fechada em 1952.

A maior Cruz do mundo sob a terra

Obra de Jorge Castelblanco levou 2 anos e meio para ser construída, tem uma sala com uma cúpula de 11 metros de diâmetro, piso de mármore e a cruz maior do mundo, que existe abaixo da terra. A construção tem 5 andares , todo o piso em mármore de Carrara, uma pia batismal com água salgada, uma escada inclinada a 45 graus e 42 degraus que simbolizam a descida dos penitentes ao inferno, uma acústica magistral onde cantam os coros, junto a uma estátua do Anjo Gabriel, um cinema para projeção de documentário sobre a construção da gruta, lojas de souvenirs, uma capela onde se celebra ofícios como missas, casamentos, batizados.

Estátua do Anjo Gabriel: fé

Belíssimas cerimônias de Natal ou de Páscoa, assim como belíssimos casamentos ali, são realizados e para que as pessoas não necessitem fazer o longo percurso da entrada até a capela existe uma entrada lateral, até para autos.
Uma cerimônia realizada nesta Catedral realmente é de uma beleza e recordação invejáveis – e a sala para a comemoração e buffet estão disponíveis para que tudo seja perfeito.

Entrada da gruta

A catedral de Sal de Zipaquirá é uma visita imperdível e inesquecível para quem visita a Colômbia!

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.