Dez lições para alcançar o sucesso, segundo executivos do Rock in Rio
Prestes a chegar nas livrarias brasileiras, "Rock in Rio – A Arte de Sonhar e Fazer Acontecer", escrito por Arthur Igreja e Allan Costa, com a contribuição dos executivos e diretores da marca aborda o modelo de gestão consagrado do festival – que, no início, parecia loucura para a maioria – e lições de empreendedorismo. Com 34 anos de história, 20 edições realizadas, mais de 10 milhões de pessoas reunidas e 2 000 artistas convidados, o Rock in Rio é uma marca poderosa do showbiz brasileiro, criado pelo empresário Roberto Medina
O blog fez uma compilação de dez lições tiradas do livro:
1- Sonhe, acredite e vá atrás: todo mundo tem ideias, projetos, mas o que faz a grande diferença é a capacidade de tirá-los do papel. Quando o Rock in Rio foi criado, em 1985, o Brasil não estava na rota dos grandes shows de música e muitos apostavam que a sua realização não aconteceria.
3- Todos falam a mesma língua, não só no papel, mas em seu propósito. Isso vale para toda a equipe envolvida no negócio, do CEO ao atendente de uma loja durante os dias de festa.
4- Detalhes fazem toda a diferença: embora agigantado, os organizadores do evento não abrem mão do cuidado com pequenas coisas. Nos dias que antecedem o festival, o próprio Roberto Medina percorre toda a estrutura checando tudo, dos palcos às plantas da decoração.
5- Para se tornar uma marca relevante não basta ser reconhecida: é preciso estar sempre gerando repercussão, promovendo novas experiências e criando um laço emocional com o público.
6- Inspirar e se deixar inspirar: a liderança precisa dar espaço a ideias novas e saber fazer com que todos os envolvidos se sintam parte de algo maior.
7- Atenção às mudanças no comportamento do consumidor: o negócio evolui a cada edição, sempre atrás de entender e contemplar os novos hábitos do público. Em 2017, o Rock in Rio lançou uma área de jogos eletrônicos, a Game XP.
8- Liderar é a arte de fazer sucessores: atualmente, além de Roberto Medina, uma equipe que inclui, entre outros, sua filha, Roberta, seu filho, Rodolfo, e o CEO da marca, Luis Justo, estão por trás do evento.
9- Paixão pelo o que se faz: é requisito básico para qualquer negócio.
10- Não existe jogo ganho: a postura positiva, a criatividade e o espírito colaborativo devem permear qualquer iniciativa. E o melhor Rock in Rio, claro, é sempre o próximo.
Sobre o autor
Sobre o blog
O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.
E-mail: contato@amauryjr.com.br
ID: {{comments.info.id}}
URL: {{comments.info.url}}
Ocorreu um erro ao carregar os comentários.
Por favor, tente novamente mais tarde.
{{comments.total}} Comentário
{{comments.total}} Comentários
Seja o primeiro a comentar
Essa discussão está encerrada
Não é possivel enviar novos comentários.
Essa área é exclusiva para você, assinante, ler e comentar.
Só assinantes do UOL podem comentar
Ainda não é assinante? Assine já.
Se você já é assinante do UOL, faça seu login.
O autor da mensagem, e não o UOL, é o responsável pelo comentário. Reserve um tempo para ler as Regras de Uso para comentários.