Topo

Morre o cineasta Fábio Barreto, aos 62 anos

Da Redação

20/11/2019 22h17

Fábio Barreto: nove anos em coma | Foto: André Coelho

Morreu na noite desta quarta-feira (20) o cineasta Fábio Barreto, diretor de filmes como "Lula, o filho do Brasil" e "O quatrilho". Ele tinha 62 anos e estava em coma desde dezembro de 2009, após capotar o carro na Rua Real Grandeza, em Botafogo, Zona Sul do Rio. Fábio estava internado no Hospital Samaritano, no Rio, e o velório está marcado para sexta-feira de manhã. À tarde, o diretor será cremado.

Glória Pires, em "Lula, o filho do Brasil" | Divulgação

Filho dos produtores Luiz Carlos e Lucy Barreto, irmão do cineasta Bruno Barreto, Fábio começou a trabalhar como diretor de cinema em 1977, fazendo curtas-metragens. Seu primeiro longa foi "Índia, a filha do sol" (1984), com Gloria Pires. Desde então, o cineasta dirigiu 13 filmes — entre eles, "Lula, o filho do Brasil", baseado no livro de Denise Paraná, que estreou em janeiro de 2010. O longa conta a história da vida do ex-presidente na época do sindicalismo. Outro longa-metragem de Fábio foi "O quatrilho" (1995), baseado no livro homônimo de José Clemente Pozenato. Estrelada por Gloria Pires e Patrícia Pillar, a produção foi indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro no ano seguinte.

Elenco de "O Quatrilho", indicada ao Oscar de melhor filme estrangeiro no ano seguinte | Divulgação

No dia 19 de dezembro de 2009, Fábio capotou com sua Pajero Mitsubishi dourada na Rua Real Grandeza , próximo ao acesso do Túnel Velho, quando voltava do Aeroporto Internacional Tom Jobim. Segundo uma testemunha, o cineasta, que estava sozinho no carro, teve o veículo fechado por um automóvel e despencou de uma altura de de quatro metros, para a outra pista.

Sobre os autores

Amaury Jr.

É jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Bruno Meyer

Começou no jornalismo pela revista Veja. Foi repórter de cultura e titular da coluna Gente, espaço focado na cobertura de personalidades no Brasil e mundo. É autor do livro "A Vida É uma Festa" e editor deste blog.

E-mail: bruno@amauryjr.com.br

Sobre o blog

Notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.