Topo

TV Cultura inaugura Núcleo de Acessibilidade com homenagem a Ziraldo

Da Redação

13/12/2019 13h00

José Roberto Maluf: "Acessibilidade é um direito"

TV Cultura inaugurou seu novo Núcleo de Acessibilidade na manhã desta sexta-feira (13). A nova área recebeu o nome de FLICTS, numa homenagem a Ziraldo, autor do livro homônimo infantil que acaba de completar 50 anos. O novo Núcleo de Acessibilidade é formado por três estúdios para gravação de Libras, dois ProTools com cabines de locução para audiodescrição e produção de closed caption, duas cabines para Via Voice e uma máquina de estenotipia. "Quando se fala em acessibilidade, no Brasil e no mundo, o teor do discurso adotado por muitos é o de concessão de benefícios, de benfeitoria. Mas a TV Cultura e a Fundação Padre Anchieta encaram a questão com o peso e a importância que ela realmente tem: acessibilidade é um direito. Não encará-la como tal seria negar a existência de milhões de brasileiros com deficiência", disse o presidente da TV Cultura, José Roberto MalufO evento de inauguração contou com as presenças do secretário municipal da Pessoa com Deficiência, Cid Torquato; Paulo Vieira, diretor do Departamento de Políticas Temáticas dos Direitos da Pessoa com Deficiência, do Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos; e o músico Dudu Braga, filho do cantor Roberto Carlos.

Considerada pioneira em produção própria de acessibilidade, a emissora conta, atualmente, em sua programação com 24 horas diárias de closed caption, 20 horas semanais de Libras (Língua Brasileira de Sinais) e 28 horas semanais de audiodescrição (AD) – excedendo muito as exigências estabelecidas pela Anatel. Optando sempre pela escolha de programas variados para a inserção desses recursos, como o "Jornal da Cultura", "Roda Viva", "Jornal da Cultura Primeira Edição", "Persona em Foco" e "Planeta Terra".

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.