E o nosso turismo?
Outro dia falamos aqui da importância da reabertura dos cassinos (você pode achar no índice do nosso blog), o que seria fundamental para o combalido turismo brasileiro. Hoje vi a notícia que só o elevador da Torre Eiffel recebe mais visitantes do que os nossos esmirrados 6 milhões de turistas por ano. Isso mesmo, o número é tão insignificante que só a cidade se Orlando registra algo em torno de 70 milhões por ano, e isso é só uma cidade contra um país inteiro com o potencial de belezas naturais como o nosso.
Algo anda muito errado, não é possível continuar assim. Uma vez fomos ao Nova York Fashion Week e o organismo governamental do Brasil fazia uma ação para divulgar o país. Sabe o que era? Almofadas com estampas de fauna e flora para o público acomodar seus traseiros sem mesmo espiar as péssimas mensagens nelas impressas.
A boa vontade com que se produzem nossos musicais é louvável, mas é preciso mais, muito mais, focar as produções em temas da nossa cultura por exemplo. A Broadway nova-iorquina, com seus 41 teatros ao redor de Times Square, arrecadou quase 2 bilhões de dólares na sua bilheteria. 63% da platéia da Broadway são turistas, muitos brasileiros. Só uma fração desses turistas entende inglês, eles recorrem a espetáculos com pouco diálogo como Aladin, The Lion King e tantos outros.
Pode parecer ingênuo falar em turismo num país que tem mais de 100 milhões, quase a metade da população, sem coleta e tratamento de esgoto, 35 milhões vivendo sem rede de abastecimento de água, ítem essencial para o mínimo de estrutura. Mas é assim mesmo, é preciso um olhar grande angular e ir mexendo nas coisas. Nova York já foi um lixo.
João Dória mandou exibir um filme promocional do Estado de São Paulo na CNN americana, o que já é alguma coisa. As festas brasileiras, como carnaval e Festival de Parintins, por exemplo, têm um potencial enorme para trazer turistas, mas são mal tratados na sua divulgação.
É que nesses tempos que andamos viajando muito para outros países o descaso governamental de décadas com nosso turismo fica muito evidente. E saibam, tem muita gente querendo colaborar nessa batalha. Precisam ser convocados.
Sobre o autor
Sobre o blog
O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.
E-mail: contato@amauryjr.com.br