PUBLICIDADE
Topo

Autógrafos de Angelita

Da Redação

07/03/2020 20h05

Dra Angelita Gama autografa neste domingo seu livro biográfico com texto de Ignácio de Loyola Brandão.

Assim resumiu Loyola sua participação neste importante documento da maior proctologista brasileira.

"Seria meu primeiro encontro com ela no Instituto Angelita e Joaquim Gama situado entao às margens do Ibirapuera. Hoje ele está dentro do Hospital Alemão Oswaldo Cruz, que , pode-se dizer , foi sua casa por um longo período.

Eu tinha diante de mim a mulher que desafiou o machismo na universidade e venceu e que criou procedimentos revolucionários no combate ao câncer, sofrendo uma guerra do setor conservador da classe médica. Mulher que se recusou a ter filhos para se dedicar integralmente à cirurgia, aos pacientes e ao ensino. Este livro não é tratado científico nem acadêmico. Não é tese nem está escrito em linguagem hermética. Longe disso , é a história de uma mulher resoluta, perseverante, boa de briga por saber sempre o que quis.

Angelita Habr-Gama. Suas batalhas, seu diferencial, como se transformou em mito, como são os mitos de perto. Foi o que procurei desenvolver nesta história dividida em fragmentos. Uma vida se faz em momentos, diz um provérbio libanês. Como ela se fez cirurgiã. A decisão crucial que tomou como mulher.  Como pavimentou seu caminho contra o câncer do reto. O que é um ícone longe do hospital e das salas cirúrgicas. E as grandes frentes na prevenção e combate ao câncer hoje. No mais, é um roteiro para futuras biografias essencialmente científicas, que ainda virão."

IGNÁCIO DE LOYOLA BRANDÃO

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.