Topo

TBT, a história se repete

Da Redação

19/03/2020 18h17

No TBT de hoje, uma recomendação  de 102 anos atrás, quando o mundo perdeu de 50 a 100 milhões de pessoas em um cenário apocalíptico , entre 1918 e 1919. Em São Paulo até nas dependências do Clube Atlhético Paulistano foi montado um hospital para atender os doentes. Segundo a historiadora Anna Ribeiro, a capital paulista registrou oficialmente 5.331 mortes com 116.777  casos notificados.

A gripe espanhola chegou no Brasil através de passageiros  do Navio Demerara que saiu de Liverpool , na Inglaterra em 14 setembro de 1918, e fez escalas em Recife , Salvador e Rio de Janeiro.

Uma das versões do nascimento da caipirinha, o mais  famoso dos drinks no Brasil, seria dos anos da gripe. Segundo o Instituto Brasileiro de Cachaça (IBRAC) a mistura clássica  (cachaça , limão e açúcar, sendo que no começo ao invés de açúcar se usava mel), nasceu no interior de São Paulo, como remédio contra a gripe espanhola.

 

Tarsila do Amaral, Di Cavalcanti,  Anita Malfatti e Candido Portinari . Eles enfrentaram e sobreviveram à gripe.

 Por: Celina Ferreira

 

Fotos Divulgação

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.