Topo

Jogos Olímpicos e Paralímpicos com datas definidas em 2021

Da Redação

30/03/2020 20h16

Nesta segunda-feira, o COI anunciou, oficialmente, as novas datas para realização dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos de Tóquio. Os eventos que aconteceriam em 2020, foram adiados por conta da pandemia do novo coronavirus.

Os Jogos Olímpicos serão realizados entre os dias 23 de julho e 8 de agosto de 2021, na capital japonesa e os Jogos Paralímpicos entre os dias 24 de agosto e 5 de setembro, ambos no verão de 2021, conforme prometido pelo Comitê Olímpico Internacional.

"Quero agradecer às Federações Internacionais pelo apoio unânime e às Associações Continentais dos Comitês Olímpicos Nacionais pela grande parceria e pelo apoio no processo de consulta nos últimos dias. Também gostaria de agradecer à Comissão de Atletas do COI com quem mantemos contato constante. Com este anúncio, estou confiante de que, trabalhando em conjunto com o Comitê Organizador de Tóquio 2020, o Governo Metropolitano de Tóquio, o governo japonês e todas as nossas partes interessadas, podemos superar esse desafio sem precedentes. Atualmente, a humanidade se encontra em um túnel escuro. Estes Jogos Olímpicos de Tóquio 2020 podem ser uma luz no fim deste túnel." – disse o presidente do Comitê Olímpico Internacional, Thomas Bach, em comunicado oficial.

O presidente do Comitê Paralímpico Internacional, IPC, Andrew Parsons, se mostrou confiante: "Quando os Jogos Paralímpicos acontecerem em Tóquio no próximo ano, eles serão uma exibição extra-especial da humanidade, unindo-se como uma única celebração global da resiliência humana e uma sensacional mostra de esporte".

Para o governador de Tóquio, Koike Yuriko, considerando o surto global do coronavírus, é preciso um certo prazo para se preparar totalmente para a entrega dos Jogos, de forma que sejam seguros para os atletas e espectadores. E que para as novas datas a preparação não terá problemas, pois as datas coincidem com o mesmo período das datas originais da competição, correspondentes a emissão de bilhetes, equipe do local, voluntários e transporte.

Pela primeira vez, na história, acontece o adiamento dos Jogos Olímpicos de Verão, no entanto, eles já haviam sido cancelados por causa das duas Guerras Mundiais, nos anos de 1916, 1940 e 1944.

Apesar do adiamento, o evento vai manter, por questões comerciais, o nome original: Tóquio-2020 e continua sendo também a 32ª Edição dos Jogos. Orçamentos, contratos, programação de eventos teste deverão ser revistos e fica a preocupação em relação à questão dos ingressos, para quem não puder ir à Toquio em 2021.

Foto: Kazuhiro Nogi/AFP

________________________

Artigo da Jornalista Esportiva Dani Christoffer

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.