Topo

Cartão postal : lembrança e documento do passado #tbt

Da Redação

23/04/2020 22h13

Cartão postal de 1939, já reivindicava ar puro.
Durante quase dois séculos os cartões postais  foram parte integrante das histórias, entrelaçando o mundo e as pessoas. Foram eles  a linha de comunicação entre famílias, amigos,namorados, companheiros de trabalho que, com suas escritas e ilustrações, contaram paralelamente  a história do mundo. Costumes, viagens, história, religião, arquitetura, política, artes e muito
mais nos permitem um estudo profundamente interessante dos usos , costumes e vivências década a década.
Hoje os cartões postais são raridades substituídos pelas redes sociais mas, sem dúvida,  são parte  insubstituível de nossa história.
Não há concordância  sobre como surgiu o cartão postal.  Sabe-se  que nasceu no século 19 mas os chineses, no século 10, usavam este tipo de correspondência para enviarem felicitações.
Outra curiosidade é que o mais antigo cartão postal que se tem notícia foi enviado em 1840 pelo londrino  Theodore Hook para ele mesmo, como parte de uma brincadeira com os carteiros da época.
Este cartão foi encontrado por um colecionador no início deste  século e leiloado em 2002 por 31.750 libras inglesas.
O mais antigo cartão postal que se tem noticia. Enviado em 1840 pelo escritor londrino Theodoro Hook.
Foi em outubro de 1869 que nasceu oficialmente o cartão postal, através de um estudo documentado sobre o serviço postal , muito caro na época, feito pelo prof. austríaco  de economia , Dr. Emanuel Herman que sugeriu a adoção de um "post kard " para correspondência cujo conteúdo não contivesse nenhum comprometimento público, isto é, breves comunicados, sem natureza íntima ou secreta.
O novo veículo postal , diferente das cartas fechadas, custaria  um terço do preço cobrado pelos correios para uma carta comum. O cartão teria no mesmo lado uma parte para o endereço e a outra em branco para se escrever a mensagem .
A nova opção postal alcançou imediatamente uma grande aceitação popular no mundo inteiro. Só na Alemanha foram vendidos no decorrer do ano de 1870, 10 milhões  de cartões postais.
Nos Estados Unidos o cartão foi introduzido em 1873 e logo caiu  nas graças  da mídia publicitária, que utilizou o inverso para colocar propagandas .
No Brasil, o cartão postal foi instituído em 1880 pelo Ministro da Agricultura, Comércio e Obras Públicas – Conselheiro Manuel Marques de Macedo- que apresentou a proposta, já popular no exterior, a D. Pedro II.
O nome, traduzido Brasil, era bilhete postal.  Coube  então à Casa da Moeda  a impressão dos novos bilhetes postais que pertenciam ao Estado e seriam vendidos à população com valores dependendo da cor . Vermelhos, destinados à correspondência urbana, custavam 20 reai ; azul,  para correspondência entre províncias de todo império, 50 reais e laranja,  destinos internacionais, 80 reais .
 Por: Celina Ferreira

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.