Topo

Mosteiro de São Bento promove live especial com um concerto de órgão

Da Redação

03/05/2020 13h09

O Mosteiro de São Bento de São Paulo possui em sua basílica, um dos mais importantes órgãos do Brasil. O grandioso instrumento de mais de seis mil tubos irá tocar numa live especial, hoje, 3 de maio, às 15h30.

Fabricado pela Casa Walcker, da Alemanha, o órgão foi inaugurado em 1954, nas comemorações dos 400 anos de fundação da cidade de São Paulo. Possui setenta registros reais, quatro teclados manuais e pedaleira completa. Encontra-se do lado esquerdo do transepto da igreja do mosteiro, sustentado por duas grandes colunas talhadas em carvalho, obra do artista Heirich Waderek. O conjunto artístico é uma alegoria da vida do monge, os momentos de oração e trabalho – ora et labora –, divisa da ordem beneditina.

Considerado um dos mais harmoniosos e completos órgãos de grande porte do país, passou, no ano de 1998 (aniversário de 400 anos do mosteiro) por aperfeiçoamento técnico, recebendo uma nova consola fabricada pela casa Laukhuff – também alemã – seguindo projeto especialmente elaborado para comportar mais de duas mil combinações.
Depois de quarenta dias em silencio, sem ser tocado, durante os dias da quaresma, seu som ressoou novamente na festa da Páscoa. Como os fiéis e visitantes do mosteiro se veem impedidos de frequentá-lo devido a necessária quarentena para conter o avanço do coronavirus, os monges resolveram oferecer um presente, um concerto virtual, com o organista Kenny Simões, numa live simultânea pelo facebook e instagram.

ORGANISTA
Kenny Simões realizou seus estudos de órgão na Faculdade Santa Marcelina e no Instituto de Artes da UNESP. Atualmente exerce intensa atividade didática em São Paulo além de se apresentar regularmente em concertos solo. É também organista titular do Mosteiro de São Bento de São Paulo.

 

CONHEÇA OS PERFIS PARA ACOMPANHAR A LIVE
Pelo instagram, o monge Dom João Baptista exibirá, como tem feito nos dias de quarentena, sua live diária. Ele estará junto do organista, diante da consola do instrumento: @djoaobaptista
Também pelo instagram oficial do mosteiro: @mosteirodesaobentosp
E pelo facebook do brunch do mosteiro: https://www.facebook.com/brunchdomosteiro/ Neste, a live será exibida a partir da nave da igreja, nos bancos onde ficam os fiéis e donde se pode admirar os grandes os tubos.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.