Topo

Hagia Sophia: Museu símbolo de Istambul é transformado em Mesquita

Da Redação

13/07/2020 19h05

Hagia Sophia: Museu símbolo de Istambul é transformado em Mesquita.

Hagia Sophia, em Istambul, cenário de algumas reportagens do nosso programa, originalmente fundado como catedral – foi transformado em mesquita.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, anunciou a decisão depois que um tribunal anulou o status de museu do local.
Construída há 1.500 anos como uma catedral cristã ortodoxa, Hagia Sophia foi convertida em mesquita após a conquista otomana em 1453.
Em 1934, tornou-se um museu e agora é um patrimônio da Unesco.
Os islâmicos na Turquia há muito tempo pedem que ela seja convertida em uma mesquita, mas membros da oposição se opõem à medida.
A proposta provocou críticas de líderes religiosos e políticos em todo o mundo.

Defendendo a decisão, o presidente Erdogan enfatizou que o país havia exercido seu direito soberano ao convertê-lo novamente em uma mesquita.
Ele disse em uma entrevista coletiva que as primeiras orações muçulmanas serão realizadas dentro do prédio em 24 de julho.
"Como todas as nossas mesquitas, as portas da Hagia Sophia estarão abertas a moradores e estrangeiros, muçulmanos e não muçulmanos", acrescentou.

A Unesco disse que "lamenta profundamente" a decisão de transformar o museu em uma mesquita.

Assista a nossa visita a Hagia Sophia

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.