Topo

#TBT - Os cílios na história

Da Redação

16/07/2020 13h05

Designer de sobrancelhas, cílios postiços implantados, alongados, olhos de raposa, etc. estão em alta mas  todo esse arsenal de beleza vem, podemos dizer, desde sempre fazendo parte do dia a dia das mulheres.

Nas antigas civilizações não eram só as mulheres as adeptas do realce dos olhos, homens também usavam deste expediente, notadamente na India e Egito. Aplicavam Kohl (pigmento negro à base de minerais de carvão) para escurecer os cílios  e proteger os olhos dos raios solares.

Para os egípcios pintar os olhos significava proteção de Órus, e por isso era utilizado por homens e mulheres.
Porém, para aumentar seu poder de sedução, as mulheres acrescentavam um mineral a esta mistura, o que fazia com que seus cílios ficassem mais alongados.

Mais tarde, na Roma, antiga as sobrancelhas grossas eram símbolos não só de magnificência como também de castidade. Também  se dizia que uma vida sexual muito ativa escureceria os cílios e sobrancelhas.
Com o objetivo de parecer o mais inocente e pura possível, as mulheres deixaram de escurecer a região os olhos… mas como queriam se manter atraentes, passaram a usar apenas misturas com minerais incolores, para alongar os cílios sem os escurecer.

Esta idéia de "impureza" se manteve até chegar na Idade Média, onde todo tipo de maquiagem chegou a ser punido pela igreja!
Mas mulheres são vaidosas e persistentes por natureza, então muitas desafiaram a sociedade fazendo o uso de pigmentos obtidos através de sementes e cascas de nozes trituradas.

Com os tempos medievais o realce dos cílios caiu em desuso, e só voltou na era vitoriana, quando o perfumista da Rainha Vitória , Eugène Rimmel, desenvolveu o primeiro rímel  que se popularizou a uma velocidade incrível.

Em 1834 Eugène Rimmel resolveu aprimorar as técnicas anteriores e criou uma massa preta bem concentrada com a finalidade de tingir os fios brancos que apareciam com a idade. Foi a primeira vez em que o produto passou a ser comercializado em sua "forma final", e por isso até hoje ainda é popularmente conhecido como rímel.

Os primeiros cílios postiços  foram registadas em 1911 pela canadense Anna Taylor, com o uso de pedaços de tecidos desfiados em forma de lua crescente.

 

Um jovem americana chamada  Maybel Williams  se divertia testando receitas de beleza em sua modesta casa nos arredores da cidade de Chicago, estado de Illinois. Uma dessas experiências, aplicar vaselina, cinza de carvão (responsável pela cor) sobre os cílios, chamou a atenção de seu irmão, Thomas Lyle Williams, que observava com curiosidade as travessuras de Maybel. "É para aumentá–los", justificou a irmã. Resultado: Thomas, que era um jovem químico de apenas 19 anos, transformou a receita de sua irmã em um grande sucesso comercial, fundando MAYBELLINE LABORATORIES em 1915. Quando foi batizar a invenção, Thomas resolveu homenagear sua musa inspiradora. Uniu o nome da irmã (Maybel) às quatro últimas letras da palavra vaseline (vaselina, em inglês), um dos componentes do novo cosmético. Maybel pediu para que seu irmão criasse  uma forma de deixar o produto mais fácil de usar e carregar. A mistura fez tanto sucesso que ele começou a revendê-la pelos correios, como nome de Maybelline.

Nos anos 30 a revista Vogue lançou a moda de cilios postiços mas elaborados com detalhes dourados ou prateados e nos anos 40 e 50 a maquiagem tornou-se obrigatória entre as mulheres. Em 1958 a Revlon criou o primeiro rímel em formato de tubo, a partir daí as estrelas de Hollywood passaram a usar com frequência o rímel e os cílios postiços para tornarem mais sedutoras  em sessões fotográficas, entre elas  Marylin Monroe e Rita Hayworth.

Os anos 60 trouxeram looks mais joviais e ficou famosa a icônica super modelo Twiggy que popularizou o uso de grandes cílios que acentuavam o olhar  e ainda pintava os cílios inferiores.

Os anos 70 trouxeram uma maquiagem mais natural mas a cantora Cher não desistiu dos cílios falsos.

Nos anos 80 os cílios deixaram espaço para as sombras e lábios coloridos, mas os anos 90 trouxeram de volta os cílios postiços graças a Cindy Crawford e Pamela Anderson

Com a virada do século as celebridades como Kim Kardashian popularizaram o uso dos cílios grandes e volumosos, sobrancelhas definidas e bem delineadas hoje adotadas e acessíveis a todas as mulheres seja qual for a ocasião

 

Por: Celina Ferreira

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.