Animais de estimação: aumenta o abandono e nada justifica o temor de COVID
Na opinião do médico veterinário Maurício Piovesan, formado pela Universidade de São Paulo (USP) , não existe nenhuma comprovação científica que cachorros, gatos e animais de estimação possam representar uma ameaça de transmissão do novo coronavírus para os seus donos.
Segundo Mauricio o que existe é uma cruel epidemia de abandono de animais por gente desinformada que acredita que eles sejam transmissores, ou por razōes econômicas.
É tão grave o descaso que, segundo as ONGs envolvidas em proteção dos animais, informam que esse abandono cresceu em 40%. Essa questão virou controversa porque não há concordância de opiniões entre veterinários e infectologistas. Claro – recomenda Mauricio – que os animais de estimação devem merecer os mesmos cuidados vigentes, como passear em regiões com horários de menor número de pessoas, desinfectar as patas chegando em casa, manter banhos regulares etc.
Os animais fazem é bem para a saúde mental, trazendo satisfação e felicidade na convivência com a família e até sendo apontados como agentes anti- depressão .
O animal doméstico não tem característica de portar o Covid 19 , pode até ter outro tipo de Covid, mas sem oferecer risco de transmissão. Esta é a opinião de Mauricio Piovesan Henrique, até prova em contrário.
O veterinário Maurício Piovesan Henrique
Sobre o autor
Sobre o blog
O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.
E-mail: contato@amauryjr.com.br