PUBLICIDADE
Topo

Histórias do arquivo XXXIX

Da Redação

01/08/2020 12h44

Carlos Drummond de Andrade, aos 17 anos, foi expulso do colégio Anchieta de Nova Friburgo depois de um desentendimento com o professor de português. E fazia outra coisa pouco ortodoxa: imitava assinaturas. Falsificou a do seu chefe durante anos, para poder faltar ao trabalho .

Outra de suas diversões era passar trote ao telefone. Seu alvo predileto chamava-se Fernando Sabino. Disfarçava a voz e inventava histórias. Sabino começou a dar o troco e a coisa virou disputa pessoal para ver quem ludibriava mais o outro, um duelo de trotes.

O mesmo duelo deu-se entre Sabino e Tom Jobim, lembra-se a cantora Verônica Sabino, filha do cronista. Era uma brincadeira ingênua, mas levada a sério.

Fernando Sabino só tomava uísque Black & White. Tinha uma relação freudiana com suas garrafas, limpando-as, degustando  delicada e ritualisticamente um pouco de cada litro, medindo as doses para não exagerar, além de todas aquelas manias do bom bebedor de scotch.

Conta-nos também Verônica, que uma vez ele foi ao médico fazer um check-up, pois iria viajar por muitos dias. Ao cabo da consulta veio a pergunta que estava guardando para o final, com temor da resposta:

-Doutor, quantos uísques posso tomar por dia?

-Quantos você está tomando?

-Três.

-Pois continue assim, emendou o médico .

Fernando saiu rindo baixinho, sufocado de felicidade:

-Ainda bem que menti. Ando tomando só um…

Verônica Sabino, filha de Fernando

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BOL

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.