PUBLICIDADE
Topo

Um novo jeito de mostrar a moda

Da Redação

20/09/2020 08h50

 

Matéria-prima da moda inspira fotógrafo e estilista em plena lavoura de algodão no Mato Grosso

O fotógrafo Victor Valenzuela retratou criações da estilista Edi Guadagnin em plena plantação de algodão

Que o Mato Grosso é considerado celeiro do mundo por conta de sua grande produção de grãos, muita gente já sabe. Mas a dimensão do setor produtivo está longe dos olhares de quem vive nos grandes centros. E foi com essa visão de admiração que o fotógrafo paulistano Victor Valenzuela criou o projeto Fashion Agro, que retrata a riqueza do agronegócios com uma roupagem fashionista.

A ideia de Victor veio de suas andanças pelo interior do Estado. "Nós que trabalhamos com modelos, estilistas, marcas e editoriais não temos contato com a lavoura, onde tudo começa gerando a matéria-prima para a indústria têxtil. Dar luz a essa etapa primordial me motivou à criar o projeto", explica o fotógrafo que tem no currículo trabalhos para marcas internacionais como Simple Life (Londres e Paris), Birden & Co (Los Angeles), Pop me (Nova York), além do estilista Reinaldo Lourenço e a revista Harper's Bazar.

Para desenvolver sua ideia, Victor convidou a estilista local, Edi Guadagnin, de Primavera do Leste, cidade da lavoura onde o ensaio foi produzido, a 250km da capital Cuiabá. Formada em moda no Paraná, onde nasceu, ela também sempre sentiu falta desta visão, especialmente por sua família já ser produtora rural no Mato Grosso, onde vive há anos. "Além do cenário proposto por Victor fiz um vestido em Juta remetendo à fibra mais natural do Algodão inspirada no processo artesanal desenvolvido ha séculos. Já o look azul utilizei tecido de algodão puro com tingimento natural" conta a designer que também foi modelo de suas próprias criações e ajudou no belo efeito visual que envolveu na produção a maquiadora Jaqueline Pestana e o videomaker Alisson Rodrigues da Vizali, produtora que em breve mostrará o projeto em formato de um fashion filme.

Mais que ilustrar a origem do que vestimos, a ação valoriza o setor produtivo da região Centro Oeste através da lavoura, sendo que o Algodão é o segundo maior empregador da indústria de transformação, perdendo apenas para alimentos e bebidas, juntos. No Brasil são mais de 25 mil empresa formais na cotonicultura e Mato Grosso está entre os maiores exportadores de Algodão do mundo.

Recentemente nomes importantes da moda brasileira como Alexandre Herchcovitch, Lilian Pacce Martha Medeiros e Paulo Borges se uniram na campanha "Sou do Algodão" também para reforçar esse importante setor da economia brasileira.

texto assessoria: Christiano Coelho
fotos making-off: JP Pratti Vizali

 

 

 

 

** Este texto não reflete, necessariamente, a opinião do BOL

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.