Topo

Sugestão para o fim de semana - Mil Folhas de Bacalhau

Da Redação

10/10/2020 17h27

Para este fim de semana, a sugestão para uma ótima refeição sem sair de casa é a receita excepcional do Mil Folhas de Bacalhau da chef dos restaurantes "A Bela Sintra" e "Dois Rios", Patrícia Sampaio Bettencourt. Confira:

Mil folhas de Bacalhau

  • 01 posta de bacalhau dessalgado
  • 01 tomate
  • Meio maço de espinafre
  • 03 batatas
  • 100 gramas de shitake
  • Massa folhada
  • Maionese. Quanto baste
  • Queijo parmesão ralado

Comece grelhando a posta de bacalhau, corte-a em pedaços não muito finos e reserve. Em seguida, Tire a pele e as sementes do tomate, corte-o em 4 partes e reserve. Descasque as batatas, corte as em rodelas e leve ao forno para assar com bastante azeite extra virgem, sal e orégano até que estejam bem ao dente e reserve.

Em uma frigideira coloque azeite e alho e refogue os pedaços de bacalhau. Em seguida, na mesma frigideira, refogue o tomate e o espinafre (sal a gosto). Abra a massa folhada com um rolo e tome cuidado para não ficar muito fina. Corte a massa em discos redondos com um aro, faça uns furinhos com o garfo e leve ao forno para dourar. Você vai precisar de 04 discos.

Montagem: 

Usando o aro como apoio, coloque um disco de massa folhada, uns pedaços de bacalhau, dois pedaços de tomate e um pouco de espinafre escorrendo bem o azeite, complete com a batata e vá formando camadas, coloque o outro disco de massa, maionese e salpique queijo ralado e leve para gratinar. Repita o processo com os outros 2 discos de massa folhada.

Refogue o shitake cortado em tiras finas em azeite e flambe com um pouquinho de vinho branco.

Depois de dourado, tire do aro e decore com amêndoas laminadas, o shitake e salsa.

Serve 2 pessoas.

Chef Patrícia Sampaio Bettencourt

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.