Topo

#TBT - Versões mais antigas de 5 objetos comuns do cotidiano

Da Redação

22/10/2020 08h44

A humanidade tem feito invenções desde o começo dos tempos, e muitas coisas que acreditamos terem sido criadas agora, na verdade já existe há muitos anos.

Confira as versões mais antigas de 5 objetos comuns do cotidiano:

Prótese

Encontrado em uma tumba na cidade de Luxor, no Egito, em 1997, a prótese mais antiga já encontrada é da ponta de um pé. Feita de madeira e couro, os estudos mostram que o dispositivo foi usado por uma mulher e demonstra ter sido remendado várias vezes. Provavelmente foi usada pelos egípcios por volta do ano 1000 a.C.

Sapato

A proteção para os pés é usada há milhares de anos, por isso é difícil especificar onde calçado surgiu. Apenas um dos pés do sapato mais antigo foi encontrado em uma caverna na Armênia e tem mais de 5,5 mil anos. Apesar do tempo, a peça está bem conservada por ser feita de couro e ter sido mantida debaixo de uma camada de esterco de ovelha.

Instrumento musical

Várias flautas foram descobertas na Alemanha, mostrando que nossos antepassados utilizavam marfins de mamutes e ossos de pássaros para criar os instrumentos que estão presentes na humanidade há pelo menos 42 mil anos. 

Moeda

Composta de uma mistura de ouro e prata, o Lydian Starter é a mais antiga moeda descoberta em Éfeso, região hoje pertencente à Turquia. Usada pelo Império Lídio, um dos lados possui um leão, enquanto o outro tem a marca da marreta usada no metal.

Mapa

O mapa mais antigo já descoberto é o  Imago Mundi, um mapa babilônico do mundo que foi datado entre 500 e 700 a.C. Na peça, o "Mar Salgado" rodeia a Babilônia, Assíria e Elão e contém informações sobre a mitologia da época.

 

 Por: Celina Ferreira

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.