Topo

10 curiosidades sobre o champagne

Da Redação

23/10/2020 17h39

A bebida clássica do natal de do Ano Novo, o champagne, tem tantos admiradores ao redor do mundo que ganhou uma data só pra ela: o dia 23 de outubro é considerado o Dia Mundial do Champagne.

Em homenagem à esta data especial, confira 10 curiosidades sobre o espumante:

1- Foi inventado por um monge

O champagne foi criado por Dom Pierre Pérignon, um monge beneditino francês que viveu entre 1638 e 1715. A história conta que Pérignon tentava conter as bolhas que formavam-se nos vinhos que paravam de fermentar com a chegada do outono e recomeçava na primavera, quando a temperatura aumentava. Um dia, Dom Pierre decidiu provar a bebida cheia de bolhas e disse: "Venham correndo, estou bebendo estrelas!".

2- Já foi considerado "perigoso"

Na época em que Dom Pierre "descobriu" o champagne, era comum andar nas adegas usando capacetes e roupas especiais, uma vez que, durante a segunda fermentação, as garrafas de vinho acabavam explodindo e os estilhaços de vidro poderiam atingir quem estivesse no local. Durante este periodo, a bebida foi apelidada de "vinho do diabo".

3- Como as bolhas se formam?

As bolhas são formadas por conta da levedura, o fungo que transforma o açúcar em álcool por meio da fermentação. Durante a primeira fermentação raramente formam-se bolhas, uma vez que as uvas usadas para fazer o vinho não são muito doces e o açúcar é necessário para que, em contato com a levedura, libere o dióxido de carbono.

Já na segunda fermentação, os produtores acrescentam um pouco mais de levedura e açúcar ao vinho antes de selar as garrafas com uma rolha especial permitindo que as bolhas se formem.

4- Todo champagne é um espumante, mas nem todo espumante é um champagne

Só leva o nome de champagne a bebida feita na região de Champagne, na França, e pode ser feita com três variedades de uvas: pinot noir, pinot meunier e chardonnay. Para obter o resultado perfeito, a bebida deve ficar pelo menos 15 meses envelhecendo.

5- Inspiração nas amantes dos reis

O Rei Luis XV e sua amante, Madame de Pompadour, eram grandes fãs da bebida e há uma lenda que as primeiras taças criadas para degustar um champagne foram moldadas no seio da Madame de Pompadour a pedido do Rei.

6- Sapatos usados como taças

Durante o reinado de Luis XIV, era comum os homens demonstrarem a admiração por uma mulher usando o salto alto desta para tomar o espumante.

Nos tempos atuais, a vinícola francesa Piper Heidsieck e o designer de sapatos Christian Louboutin criaram um sapato de salto alto feito de cristal para tomar a bebida.

7- Força de uma garrafa

Dentro de uma garrafa de champagne, a pressão causada pela fermentação é o equivalente a três vezes a do interior de um pneu.

8- Velocidade da rolha de champagne 

Ao estourar a rolha de uma garrafa de champagne, ela pode atingir uma velocidade de até 64km/h.

9- Quantas bolhas há em uma garrafa de champagne?

Segundo estudos científicos, há mais de 7 milhões de bolhas em cada garrafa.

10- Tamanho da garrafa de champagne

Existem 15 tamanhos diferentes de garrafas para champagne. A menor possui 200ml e maior já vista tem capacidade de 30 litros.

 

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.