Topo

Artista cria estátua deslumbrante com os destroços da explosão de Beirute

Da Redação

28/10/2020 14h45

Hayat Nazer, uma artista libanesa, criou uma estátua feita de metal e destroços da explosão que atingiu Beirute, no Líbano, no dia 4 de agosto. A escultura mostra uma mulher com cabelos esvoaçantes e um relógio quebrado com os ponteiros apontando a exata hora que a explosão atingiu a cidade (18h08).

(Foto: Joseph Eid/AFP/Getty Images)

O Líbano já vinha se recuperando de meses de turbulência política e questões econômicas quando o enorme estoque de nitrato de amônio explodiu no porto matando 190 pessoas, ferindo mais de 6.000 e deixando mais de 300.000 desabrigadas.

Durante semanas, Hayat caminhou pelas ruas de Beirute recolhendo metais, vidros quebrados e pertences descartados para usar na escultura.

(Foto: Reprodução/instagram Hayat Nazer)

"Eu fui até a casa das pessoas, depois que elas foram destruídas pela explosão, e disse à elas: 'Eu só quero que você me dê tudo que eu puder incluir para te tornar parte da minha escultura'", disse Nazer à CNN.

"Fiquei chocada. As pessoas me deram coisas tão valiosas – coisas de sua infância, dos seus avós que morreram na guerra civil, coisas que queriam guardar para seus filhos. Tantas emoções entraram nisso.", completou a artista.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.