Topo

Fatos curiosos e pouco conhecidos sobre a Noruega

Da Redação

02/11/2020 01h04

É sempre fascinante descobrir curiosidades sobre uma cultura diferente, seja de uma pequena ilha ou de um enorme país. Cada parte do mundo tem algo novo para nos ensinar, e a Noruega não é diferente.

Confira 5 fatos incomuns e curiosos sobre o país:

(Foto: BoredPanda/Reprodução)

Em 2013, o ex-primeiro-ministro da Noruega, Jens Stoltenberg, trabalhou como motorista de táxi em Oslo. Segundo ele, fez isso para "ouvir os verdadeiros eleitores noruegueses e os táxis foram um dos poucos lugares onde as pessoas compartilham suas verdadeiras opiniões".

(Foto: BoredPanda/Reprodução)

Quando um livro é publicado na Noruega, ele passa por um controle de qualidade e o país compra 1.000 cópias (ou 1.5500 se for um livro infantil) para distribuir nas bibliotecas. O objetivo é apoiar os escritores e manter os editores na ativa. Além disso, os livros são isentos de impostos.

(Foto: BoredPanda/Reprodução)

O fundo de petróleo da Noruega vale cerca de 1 trilhão de dólares. No entanto, o país gasta apenas 3% do fundo ao ano, pois estão economizando para as próximas gerações.

(Foto: BoredPanda/Reprodução)

A cidade de Svalbard é a única zona livre de visto do mundo. Isso significa que qualquer pessoa pode morar e trabalhar lá indefinidamente, independentemente da sua cidadania.

(Foto: BoredPanda/Reprodução)

Na prisão de Halden, os guardas são incentivados a interagir com os presos praticando esportes, comendo e fazendo outros tipos de atividades juntos. Acredita-se que isso evita comportamentos violentos de ambos os lados e cria um senso de família. Embora a prisão seja de segurança máxima, todas as suas celas de 10 metros quadrados têm TV de tela plana, banheiro, chuveiro e toalhas fofas.

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.