Topo

Novembro Azul

Da Redação

13/11/2020 15h06

-Os transexuais devem prestar atenção igualmente na prevenção do cancêr de próstata?

Dr Rafael Coelho, urologista especializado em Uro-Oncologia e cirurgia robótica, responde:

-Sim, transexuais designadas como homem ao nascer podem ter câncer de próstata.

Não há muitos estudos sobre câncer de próstata em transexuais mas eles sugerem que há um risco menor do que em homens cis. Tomar hormônios feminizantes, bloqueadores de testosterona ou remover os testículos reduz o risco de câncer de próstata ao diminuir os níveis de testosterona. Alguns pesquisadores acreditam que transexuais que tomam esses hormônios só desenvolverão câncer de próstata se o câncer de próstata começar a se desenvolver antes de iniciarem a transição de sexo, mas são necessárias mais pesquisas para corroborar esta possibilidade. Não sabemos se a idade de início da terapia hormonal pode ser um fator. Há algumas evidências de que ser mais velho na transição aumenta o risco de desenvolver câncer de próstata em transexuais.

-O toque retal continua sendo fator impeditivo para o exame de prevenção?

-Houve nós últimos anos clara redução na preconceito pela população masculina em relação a avaliação urológica e o exame de toque retal para diagnóstico precoce câncer de prostata. Contribuí muito para isso campanhas como novembro azul, desenvolvidas para conscientizar os homens sobre a importância de serem protagonistas em seus cuidados de saúde. Durante todo o mês de novembro, são realizadas inúmeras ações para alertar sobre a importância de adotar hábitos saudáveis, do diagnóstico precoce e da realização dos exames necessários para detectar o câncer de próstata, diagnóstico precoce de câncer de testiculo além de saúde mental e prevenção de suicídio. A penetração da campanha na população tem sido crescente e diversos setores da sociedade aderiram ao novembro azul de maneira sistemática promovendo palestras e conscientização sobre as doenças do homem

 Por: Dr Rafael Coelho

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.