Topo

Top Ten - José Paulo Vallone

Da Redação

16/11/2020 16h46

José Paulo Vallone  responde quais as  dez melhores novelas de toda a história da TV brasileira?

"O critério não foi relacionar as dez melhores, já que isso é muito relativo, até porque foram feitas em épocas distintas, onde os recursos, técnicos e artísticos, não eram os mesmos. A seleção segue a ordem cronológica de produção e reúne as que, de acordo com sua relevância na época em que foram produzidas, são as mais marcantes até hoje. "

 

1- 2.5499 Ocupado – (Rede Excelsior, 1963) Original de Alberto Migré, adaptada por Dulce Santucci. A primeira novela diária da TV brasileira com Tarcísio Meira e Glória Menezes. 35 anos depois, em remake assinado por Yves Dumont, produzimos a recriação de sua história, rebatizada como "Louca Paixão", que tive a honra de dirigir.

 

2.) Redenção – (Rede Excélsior, 1966) Original de Raimundo Lopes. A novela mais longa produzida pela TV brasileira até hoje, com 596 capítulos, estrelado por Francisco Cuoco e Fernanda Montenegro.

 

3.) Beto Rockfeller – (Rede Tupi, 1968) Original de Bráulio Pedroso, a partir de ideia de Cassiano Gabus Mendes. A novela que revolucionou o gênero, introduzindo ao roteiro temas e fatos do noticiário cotidiano. Luís Gustavo como Beto Rockfeller.

 

4.) Selva de Pedra – (Rede Globo, 1972) Original de Janete Clair, que consagrou sua autora como a mais popular do gênero, conhecida como "Senhora das Oito". O último capítulo é, até hoje, um imbatível recorde de audiência na cidade do Rio de Janeiro: 100% dos aparelhos de TV da cidade estavam sintonizados na emissora, acompanhando seu emocionante desfecho, com Tony Ramos e Fernanda Torres.

 

5.) A Viagem – (Rede Tupi, 1975) Original de Ivani Ribeiro, sucesso de audiência impressionante, que caiu no gosto do público ao introduzir, com muita habilidade, temas ligados ao espiritismo, reeditada pela TV Globo em 1994.

 

6.) Baila Comigo – (Rede Globo, 1981) Original de Manoel Carlos, conhecido por retratar em suas obras, como ninguém, o cotidiano da burguesia carioca. Foi nesta novela que ele utilizou, pela primeira vez, a personagem Helena, nesse caso vivido por Lilian Lemmertz, que iria ser constante em praticamente e todas as suas novelas.

 

7.) Vale Tudo – (Rede Globo, 1989) Original de Gilberto Braga, uma competente crítica social e política, que desnudou um país marcado pela corrupção e pelo oportunismo, trazendo à tona o tema do "gosto de levar vantagem em tudo", que, à época, contaminava o cenário do Poder nacional.

 

8.) Que Rei sou eu? (Rede Globo, 1989) Original de Cassiano Gabus Mendes, o maior especialista em histórias para o horário que ficou conhecido como "Novela das 7". Ousada e criativa abordagem crítica dos bastidores da política nacional, só que desenrolada na Idade Média, com personagens, no entanto, facilmente reconhecíveis pelo púbico, nos cenários políticos do Brasil da época.

 

9.) Pantanal – (Rede Manchete, 1990) Original de Benedito Ruy Barbosa, sucesso estrondoso, que abalou a liderança, até ali intocável, da Rede Globo no gênero. A primeira novela quase toda produzida em externas, com trilha sonora impecável e um tratamento visual até hoje lembrado, com que Jaime Monjardim tratou o magnífico texto do autor.

 

10.) A Favorita – (Rede Globo, 2008) Original de João Emanuel Carneiro, a primeira dele no horário mais nobre de novelas da emissora, com a qual o autor conseguiu furar a fila dos "medalhões" da emissora, que dominavam o horário há muitos anos. Sua grande inovação foi a ousadia do autor, ao decidir, desde o início da novela, apresentar como rivais as duas principais personagens femininas da história, sem, no entanto, revelar quem era a mocinha e quem era a vilã.

 

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.