Topo

Novembro Azul

Da Redação

20/11/2020 14h46

-Dificuldade em urinar e incontinência são, ao mesmo tempo, sintomas de câncer de próstata?

Dr Rafael Coelho, urologista especializado em Uro-Oncologia e cirurgia robótica, responde:

-Tanto incontinência urinária como dificuldade miccional são sintomas inespecíficos do trato urinário. De modo geral, estes sintomas se relacionam com hiperplasia prostática benigna e obstrução da via de saída da bexiga. Como consequência desta obstrução, os pacientes podem apresentar sintomas obstrutivos (incluem jato urinário fraco, hesitação, gotejamento terminal e intermitência) ou irritativos (acordar para urinar a noite, urgência miccional associada ou não a incontinência, dor ao urinar, aumento da frequência miccional). Estes sintomas podem também ser associados ao câncer de próstata, principalmente na sua fase mais avançada, mas devemos lembrar que o diagnóstico do câncer deve ser feito de maneira precoce em sua fase assintomática. O fundamental é procurar um especialista para avaliação da origem dos sintomas e tratamento adequado.

 

Por: Dr Rafael Coelho

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.