Topo

Top 10 - Cuidados com a saúde bucal, por Prof. Dr. Sérgio Mauro Giorgi

Da Redação

02/12/2020 15h42

10 cuidados fundamentais com a saúde bucal, especialmente nesta pandemia, por Dr. Sérgio Mauro Giorgi.

1- Lavar as mãos – Usar sabão suficiente para que a espuma rompa a membrana que os vírus possuem, fazendo com que "morram"!

Deve durar 50 segundos, esfregando bem a palma das mãos, caprichando no espaço entre os dedos e também no dorso das mãos e pulsos.

2- Limpar antes da escovação os espaços interdentais com fio dental e limpadores interdentais.  Esse procedimento já promove, de acordo com pesquisas, 60% de prevenção de caries e doenças gengivais e periodontais. Usar enxaguatório comum.

3- Usar escovas simples, de cerdas macias, bem higienizadas para que possamos levar até a cavidade bucal.

4- Utilizar pasta dental com flúor e clorexedina 0,12%, substância bactericida e de vital importância na saúde dental. tal escovação deve ser realizada 30 minutos após a ultima refeição, para usufruir das propriedades biológicas deste tipo de saliva.

Usar enxaguatório após o procedimento final (clorexedixa 0,12%).

5- Escovar a língua, principalmente o dorso posterior da mesma, onde se acumulam grandes quantidades de placa bacteriana, evitando ao deglutir, a contaminação pulmonar. Em caso de internação hospitalar, o novo coronavírus pode causar inflamação pulmonar e abrir caminho para infecções bacterianas oportunistas com prognósticos ruins.

6- Após o uso, lavar a escova em água corrente e deixá-la imersa numa solução pura de clorexedina  0,12%, (cariax, periogard etc…) por 5 minutos e guardá-la na posição vertical.

7- Evitar por mãos na boca, ao roer as unhas, pois, além de prejudicar os dentes, pode vir a ser a porta de entrada do vírus da COVID-19 assim como outros tipos de vírus.

8- Evitar compartilhamento de alimentos e utensílios como talheres, copos e pratos.

9- O ideal é que pessoa suspeita de estar com COVID-19 tenha banheiro individualizado. Caso isso não seja possível, a escova de dentes e outros acessórios de higiene bucal devem ficar isolados, separados e distantes. O creme dental, sabonete e a toalha de rosto precisam ser individuais.

10- Só procure seu dentista na fase de pandemia em caso de emergência (sangramentos não controlados e traumatismos que envolvam os ossos da face com comprometimento das vias aéreas) ou urgência (dor de dente, caries extensas, restaurações quebradas que agridam os tecidos moles, trauma ou fratura de dentes que estejam causando muita dor).

 

Prof. Dr. Sérgio Mauro Giorgi – C.D.                                                   

Doutor em Periodontia

Prof. De Periodontia da Faculdade de Odontologia da Universidade de São Paulo

Member of the American Academy of Peryodontology

Member of the American Dental Association

Active Member of the New York Academy of Scienses, PhD

CROSP- 33

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.