Topo

Dicas para cuidar da pele no verão

Da Redação

08/12/2020 01h18

Protetor Solar : escolha um filtro  de amplo espectro, ou seja, que proteja contra raios UVA e UVB.

  • O fator mínimo recomendado é o FPS 30.

 

  • A primeira aplicação deve ser feita com 15 min antes da exposição ao sol – Evite o período  entre 10 e 15 hrs.

 

  • Reaplique o protetor a cada 2 horas ou após longos períodos de imersão na água.

 

  • Filtro solar deve ser usado diariamente, mesmo quando o dia estiver nublado

Hidratação : para manter a pele saudável e hidratada, use cremes apropriados. A água termal é sempre bem vinda. E não se esqueçam que a hidratação " vem de dentro" por isso devemos ingerir 2 litros de água por dia para manter uma boa irrigação.

Sol e frutas cítricas : não

A fitofotodermatose ocorre pelo contato de algumas substâncias, principalmente frutas cítricas com o sol, promovendo um processo inflamatório causando manchas escuras e até queimaduras na pele.

Evite manusear  frutas cítricas estando exposto ao sol, se manipular algumas dessas frutas lave bem as mãos e o rosto logo após consumo.

Invista no betacaroteno:

Para um bronzeado duradouro,  consuma alimentos ricos em carotenóides como cenoura, abóbora, mamão e beterraba.

Para conseguir resultados é necessário consumir de 3 a 4 porções por dia, e a ingestão deve começar uma semana antes da exposição no sol. É importante não exagerar pois o excesso pode levar a carotenemia, condição que confere uma cor alaranjada  à pele.

Cuidado  !! Água Viva

Lave o local da queimadura com água do mar e jamais use água doce pois ela aumenta a liberação de veneno dos tentáculos. Retire os tentáculos que possam ter ficado grudados com uma pinça, palito de picolé ou cartão plastificado, tipo cartão de crédito. Aplique vinagre branco diretamente no local. O vinagre contêm uma substância conhecida como ácido acético que age neutralizando o veneno da água viva.

Mito, não adianta colocar xixi nas queimaduras de água viva. O efeito ácido não é suficiente para atenuar o veneno e diminuir a dor.

Por: Dra Juliana Saab – CRM 155.741

Sobre o autor

Amaury Jr. é jornalista e apresentador de TV. É o mais conhecido colunista social do Brasil e considerado o criador do colunismo social eletrônico no país, onde mantém um programa de TV há 39 anos ininterruptos.

Sobre o blog

O blog traz notícias, bastidores e informações exclusivas sobre quem é assunto no showbiz, na cultura, na política, nos negócios e em todas as rodas sociais.

E-mail: contato@amauryjr.com.br

Amaury Jr.